No dia 17 de maio, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Espírito Santo (Fetaesc) realiza no município de Xaxim, oeste catarinense, o seu primeiro Seminário Estadual de Biodiesel. Nesse evento será avaliado o processo de implantação da cultura do girassol para a produção de biodiesel. No ano passado a Federação fechou contrato com a empresa Brasil Ecodiesel, produtora de biodiesel e com unidades em vários estados do país. "Estamos no período de colheita dos primeiros três mil hectares de girassol produzidos pelos agricultores familiares catarinenses para o programa do biodiesel, é o momento oportuno de definirmos os novos rumos", assinala Hilário Gottselig, presidente da Fetaesc.
Além da apresentação da proposta de continuidade de trabalho da empresa Brasil Ecodiesel, a Fetaesc quer ampliar as oportunidades de inserção dos agricultores catarinenses na produção de biocombustível e também de metanol. Nesse sentido, estará apresentando às lideranças do movimento sindical dos trabalhadores rurais o projeto de álcool combustível que está tratando com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária de SC), e também o seu projeto que será apresentado à Petrobrás. Esta possibilidade surgiu a partir da experiência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Saltinho, que maio assinará contrato com a Petrobrás para a instalação de uma agroindústria de biodiesel no município, mas obras já estão em andamento.
Também com o objetivo de traçar as estratégias de inserção dos agricultores no programa de biodiesel e de álcool combustível, "não apenas como meros produtores de matéria-prima, mas como gestores de todo o processo de produção e, consequentemente, com maior rentabilidade", assinala Gottselig, será apresentada a experiência de extração e uso de óleo vegetal que vem sendo realizada por 20 famílias de agricultores do município de Bandeirante.
Assessoria de Comunicação FETAESC48 - 3246.8011 R-17imprensa@fetaesc.org.brwww.fetaesc.org.brRua Leoberto Leal, 976Barreiros - São José