A Fetaesc, os sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e a Comissão Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santa Catarina realizam durante este mês encontros em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (dia 8). A3ª Marcha das Margaridas é um dos principais assuntos debatidos nesses encontros que já superaram as expectativas de participação.
O 2º Encontro Microrregional das Mulheres Trabalhadoras Rurais das Três Fronteiras que aconteceu em Xaxim, reuniu mais de 470 mulheres no dia 8 de março no sindicato de Belmonte. No dia 10 de março, o Encontro de Mulheres Agricultoras de Astramate, reuniu mais de mil trabalhadoras no Centro Comunitário de Major Vieira.
No mesmo dia, o 11º Encontro de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Vale do Araranguá, que aconteceu no ginásio municipal de Aracanjá, contou com a presença de 1.300 mulheres. A programação é extensa e só termina no dia 31 de março.
Esses eventos são momentos de confraternização e de informação para as trabalhadoras rurais que deixam seus afazeres na propriedade, mesmo em dias de semana, para participar, descontrair e rever conhecidas e amigas. Nas palestrantes das lideranças da Fetaesc é destacada a importância da valorização do trabalho da mulher na propriedade como geradora de renda e nos Sindicatos, em busca de seus direitos e em benefício da categoria.
Em 2007, um dos principais assuntos dos encontros das trabalhadoras rurais será aMarcha das Margaridas que acontece em agosto, em Brasília. Os encontros das trabalhadoras rurais fazem parte do calendário do movimento sindical e, através das Associações Sindicais ou dos Sindicatos.
Fonte: Assessoria de comunicação/ Fetaesc