A Fetaesc e a Fetag/RS se reuniram com representantes da Contag, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da empresa Brasil Ecodiesel para avaliar a produção de oleaginosas nos dois estados e a atuação da empresa na agricultura familiar. A reunião ocorreu nos dias 24 e 25 de julho, em Porto Alegre/RS, e debateu também a negociação de preços para a safra 2008/2009, entre outros temas referentes ao biodiesel.
Um dos assuntos tratados foi a adesão dos agricultores e agricultoras familiares que cultivam girassol ao Pronaf Biodiesel no estado catarinense. Ao aderir à linha de financiamento, o agricultor poderá custear um segundo teto, de igual valor, para o cultivo de girassol. A opção pela oleaginosa deve-se a vários fatores, como o fato de a planta apresentar um ciclo rápido da cultura, fácil mecanização e zoneamento agroclimático, além de ter um grande potencial para pastagem agrícola.
Com o incentivo à cultura do girassol no estado, a Fetaesc pretende iniciar o processo de extração de óleo vegetal, proporcionando agregação de valor na venda do óleo e permitindo a obtenção da torta do girassol para ração animal, principalmente, para a produção de leite.
Safra - Neste ano, a colheita de lavouras de girassol no estado deve chegar a 1,7 mil kg por hectare, um pouco menor do que a safra de verão, que atingiu em média 2,1 mil kg/ha. FONTE: Andréa Póvoas e Assessoria de Comunicação Fetaesc