Começa hoje (6) o Seminário Estadual de Gestão para Desenvolvimento do Cooperativismo na Agricultura Familiar realizado pela Fetaes, por meio da Secretaria de Política Agrícola e Meio Ambiente realiza nos dias 06 a 08 de maio. O Seminário vai acontecer até sexta-feira (8), no Centro de Formação Nossa Senhora Saúde, em Ibiraçu.
O evento vai contar com a diretoria da FETAES e UNICAFES, além de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); Secretaria de Agricultura do Estado (SEAG); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Rede de Colegiados de Territoriais do Espírito Santo (Recotes); do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).
O objetivo é de promover a formação e capacitação de agricultores e agricultoras familiares, no processo de lideranças para gestão das organizações cooperativas na perspectiva do fortalecimento e consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Solidário (PADRSS). Para o secretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAES, José Izidoro a expectativa com a realização do seminário é de levar as nossas cooperativas o aprimoramento das políticas públicas do governo federal e estadual. “Que o Coletivo aproveite bem este momento para fazer suas atualizações e tirar dúvidas. Num segundo momento iremos construir estratégias de ampliação de mercado para comercialização”, afirma Izidoro.
Programação
A programação do Seminário inicia no dia (06), às 8 horas, com abertura política, apresentação das pessoas e da metodologia de trabalho, além de debates sobre a Conjuntura atual do Campo (Brasil e Espirito Santo) e os desafios e Perspectivas das Políticas do Governo Federal para a agricultura familiar, ministrado por profissionais da MPA, CONTAG e INCAPER.
No dia seguinte (07), representantes da CONAB/ES e SEAG vão expor as Políticas do Governo Estadual para a Agricultura Familiar. Também haverá trabalhos em grupo com estratégias de ação para ampliação de acesso a mercados e debate sobre as Políticas da CEASA para a agricultura familiar. Na sexta-feira (08), o encerramento será marcado com trabalhos em grupo para diagnosticar e propor soluções para os problemas relacionados à agricultura familiar no Estado, como o acesso ao crédito, ater, produção, agroindustrialização e comercialização, haverá também apresentação dos grupos e debate, construção de agenda de compromissos entre MSTTR, UNICAFES e outros parceiros, e encaminhamentos e avaliação final.
Seminário de Reforma Agrária começa amanhã (7)
A FETAES, por meio da secretaria de Políticas Agrária vai realizar na próxima quinta-feira (7), na Casa dos Direitos, em Vitória/ES, o Seminário: “A reforma agrária na atualidade”. Participam, além da diretoria executiva da Fetaes vários representantes dos STRs filiados a FETAES.
O objetivo do Seminário é provocar uma discussão sobre a paralisação das desapropriações no Espírito Santo, além de debater saídas em conjunto para a reforma agrária no Estado. Discussões sobre as terras improdutivas no Espírito Santo; a falta de assistência técnica para os assentados além de discutir sobre a regularização das “vendas” e/ou “devolução” dos lotes junto ao INCRA/ES também fazem parte da temática do seminário.
“Esperamos que, com essa iniciativa voltemos com a visibilidade pública do tema e na busca de novos caminhos para ampliamos o acesso à terra de milhares de famílias sem terras em nosso Estado e consequentemente a ampliação da geração de emprego e renda. Uma família assentada é sinônimo de desenvolvimento social e econômico”, afirma o secretário de Politica Agrária, Leomar Waiandt.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAES - Roberta Pelissari