Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ESPÍRITO SANTO
FETAES realiza até sexta-feira (23) I módulo do Curso Estadual de Formação Política e Sindical (ENFOC/ES)
WhatsApp

21 de Maio de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
espírito santo

O I módulo do Curso Estadual de Formação Política e Sindical (ENFOC/ES) começou a todo vapor. O Encontro, que está sendo promovido pela FETAES, por meio da secretaria de Formação e Organização Sindical vai até sexta-feira (23). A formação acontece na pousada Brisa na Barra, em Barra do Jucu, Vila Velha. Participam cerca de 40 representantes dos STRs filiados a FETAES.



A abertura oficial do evento aconteceu nesta segunda-feira (19) e contou com a participação do presidente da FETAES, Julio Mendel; da secretária de Formação e Organização Sindical da FETAES, Maria Augusta Búffolo, que agora também faz parte da diretoria da CUT/ES, na pasta da secretaria geral, empossada durante a 16ª Plenária; dos secretários de Administração e Finanças e de Política Agrária e Assalariados Rurais, Cleiton Gomes e Leomar Waiandt, ambos da FETAES; da presidente da CUT/ES, Noêmia; do secretário de Formação e Organização Sindical da CUT/ES, Obadias, além da assessora da CONTAG, Silvia De-Zan. Para a secretária de Formação e Organização Sindical da FETAES, Maria Augusta Búffolo, o I módulo do Curso Estadual de Formação Política e Sindical (ENFOC/ES) visa dar continuidade ao processo de formação de multiplicadores e multiplicadoras no MSTTR-ES, onde estamos iniciando “mais” um processo formativo (4ª turma estadual da ENFOC ES), que será realizado em 03 módulos.



Durante todo o encontro também serão consolidadas estratégias formativas que visam construir as diretrizes políticas, pedagógicas e metodológicas, que favoreçam o diálogo entre os diversos sujeitos e saberes. Ao perseguirmos tais objetivos, temos consciência que é preciso ampliar nossos olhares, mudar atitudes, rever comportamentos individuais e coletivos, de modo a favorecermos o exercício de “novas” práticas, que por sua vez fortaleçam a luta sindical e possibilitem ações transformadoras e libertadoras. É nessa perspectiva que deve ser compreendida a constituição da Política Nacional de Formação (PNF) e da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), devendo esses ser considerados como algumas das principais estratégias de socialização, reflexão e atuação do “nosso projeto político”: o PADRSS - Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.



Programação No primeiro dia do encontro (19) foram realizadas uma mística de abertura e apresentação dos participantes. Em seguida foram firmados alguns acordos de convivência e formação das equipes de trabalho. O primeiro dia do encontro também foi marcado por um painel com o tema Sujeito e Identidade. As atividades estão sendo coordenadas pelas educadoras da ENFOC/ES; assessoria da FETAES e pela assessora da CONTAG, Silvia De-Zan.

A programação do I módulo do Curso Estadual de Formação Política e Sindical (ENFOC/ES) segue nesta terça (20), na parte da manhã com o painel sobre o tema: Política Nacional de Formação (PNF). À tarde, o grupo irá trabalhar em cima dos temas: Estado, Sociedade e Ideologia.

Na quarta (21), o grupo participa de uma visita pedagógica na Aldeia Areal, comunidade indígena, em Aracruz/ES. A finalidade da visita é de conhecer e se aprofundar nas questões de identidade, costumes, tradições, rituais, suas culturas e vivências.

Já a quinta (22), será marcada por debates e reflexão sob o tema: projetos de sociedade em disputa. À tarde, os participantes realizam atividades inter módulos.

Na sexta (23), último do Encontro, as atividades do I módulo do Curso Estadual de Formação Política e Sindical (ENFOC/ES) serão sistematizadas e avaliadas pelas comissões de sistematização e de avaliação e logo após apresentadas ao grupo. Também faz parte da programação uma mística e dinâmica, seguida de encerramento.

Programação:



FONTE: Assessoria de Imprensa FETAES



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico