Teve início na tarde de terça-feira (06/12) no Espírito Santo o 2º Encontro Estadual de Formação - ENESFOR e o 2º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora Rural. Promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo – FETAES, os dois encontros reúnem, no distrito de Santa Izabel, no município de Domingos Martins, na região Serrana do estado, cerca de 150 pessoas, entre dirigentes sindicais e trabalhadores e trabalhadoras da base.
No primeiro dia de evento, após a abertura solene, foi feita uma análise de conjuntura do Brasil atual, que tratou os dois modelos que hoje constituem a sociedade, o dos trabalhadores, que visa o desenvolvimento sustentável e solidário, e o da classe dominante, que tem como premissa o capitalismo.
As atividades tiveram retorno nessa quarta-feira. No primeiro momento, os dois grupos permaneceram trabalhando coletivamente. Na ocasião foi uma exposição mais aprofundada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, que é o eixo norteador das ações desenvolvidas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR. Posteriormente, os grupos foram divididos e cada qual trabalhou sua programação.
Aos participantes do Encontro Estadual da Juventude foram apresentados assuntos voltados ao acesso ao Pronaf, Programa Nacional de Crédito Fundiário, Assistência Técnica e Política Territorial. Já o Enesfor promoveu uma mesa redonda onde foi debatida a educação do campo. Para falar sobre o assunto foram apresentadas algumas experiências do Comitê Estadual de Educação do Campo e também o objeto e a metodologia utilizada pelo MEPES – pedagogia da alternância - e como isso contribui com o fortalecimento da agricultura familiar. Após o debate, grupos divididos por região pintaram um painel, retratando as particularidades de cada área e qual a relação disso com o processo de formação dos sujeitos.
As atividades continuaram à noite com o desfile para eleger o garoto e a garota rural capixaba, e apresentação cultural. Os encontros acontecem até essa quinta-feira. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES