Com a temática: “Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável”, a Fetaes por meio da Secretaria de Formação e Organização Sindical vai realizar a partir desta segunda (3/10), o III módulo do Curso Estadual de Formação Social da ENFOC/ES. A programação está variada e acontece até sexta (7), no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória. A atividade vai reunir dirigentes, funcionários e assessores do MSTTR-ES., além de diretoria executiva e equipe técnica da Fetaes.
O 3º módulo tem como objetivo central viabilizar e promover a formação de militantes do MSTTR (sujeitos do campo) num processo contínuo e dialógico de modo a politizar, empoderar e aprimorar a capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação, para que se capacitem para fazerem leitura crítica do contexto social e político, buscando maior empoderamento para o enfrentamento das lutas e demandas da sociedade face transformação da mesma.
Para a secretária de Formação e Organização Sindical, Augusta Búffolo, a expectativa é que os (as) educadores (as) da 5ª Turma estadual da ENFOC-ES de fato consigam dar significado a formação política e sindical, por meio da multiplicação do aprendizado proporcionado pela Escola, levando a outras centenas de pessoas o conhecimento necessário para uma intervenção e participação mais qualificada em todos os espaços, que são importantes para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Programação
A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (3), às 13 horas, com a mística de Boas Vindas acompanhada de uma dinâmica e a formalização de acordos e socialização das comissões de trabalho. Logo em seguida haverá uma rememória e conclusão do sindicalismo – história, concepção e prática.A noite acontece reunião com educadores e comissões de trabalho.
Na terça (4), às 9 horas, a programação inicia com uma mística e segue com os debates com base nos modelos de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS): conceitos de desenvolvimento acadêmico, popular e praticas; projeto econômico social em disputa; capitalismo x solidariedade; agricultura familiar x agronegócio; relações de trabalho. A noite será haverá Cine Enfoc com exibição do filme: Veneno esta na Mesa e tamanho família.
Na quarta (5), a partir das 9 horas, os debates acerca do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) terão continuidade tendo como colaborador o presidente da Fetaes, Júlio Mendel e assessor da Contag, Antenor. A ideia é levar a compreensão do grupo acerca do PADRSS enquanto importante ferramenta do MSTTR no fortalecimento da atuação na base, na construção e busca de políticas para o campo e na implementação de ações capazes de consolidar a agricultura familiar. Nesta etapa também haverá divisão de grupos e cochichos acerca do tema proposto.
A noite, os educandos irão participar da oficina de hortas verticais com a colaboração da diretora da Fetaes, Raniele Bianchi e da educadora Vivi.
A quinta-feira (6) será marcada pela visita pedagógica com saída às 6h30. Os educandos vão à campo visitar a Escola Família Agrícola em São João de Garrafão, localidade de Santa Maria de Jetibá e a propriedade da educadora Vivi. Desta etapa participa a diretora da Fetaes, Ranielle Bianchi, que acompanhará o grupo. Os trabalhos do dia serão finalizados com a noite cultural e Gincana.
Transformatura
No último dia do Encontro (7), na parte da manhã serão realizadas as atividades intermódulos (GES); teatro e avaliação final. A tarde, às 13 horas acontece a cerimônia de transformatura da 5ª Turma Estadual da ENFOC/ES, onde serão diplomados 45 alunos. Participam da cerimônia a diretoria executiva da Fetaes; os Sindicatos, a CUT e a CONTAG, dentre outras autoridades. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari