Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ESPÍRITO SANTO
Fetaes promove Encontro Estadual de Comunicação a partir desta quarta (20) em Guarapari/ES
WhatsApp

19 de Julho de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
espírito santo

A luta pela democratização dos meios de comunicação tem sido constante nos últimos anos. A mídia está cada vez mais dominante e os trabalhadores e trabalhadoras do campo precisam estar antenados. Pensando nisso, a FETAES realizará a partir desta quarta (20) até sexta-feira (22), o Encontro Estadual de Comunicação com a temática: Os Desafios da Comunicação para o Movimento Sindical Rural. O Encontro vai acontecer no Sítio Riacho das Pedras, em Guarapari. As atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria de Comunicação e Presidência e pretende reunir dirigentes e funcionários dos STTRs, diretoria executiva, além de representantes da CUT/ES, CONTAG, equipe técnica e convidados(as).

Este encontro vem fortalecer o uso de ferramentas de comunicação e a necessidade de o movimento sindical investir na comunicação para ampliar a intervenção dos trabalhadores e trabalhadoras na sociedade e o envolvimento ativo nos debates em todos os espaços.

Um dos objetivos do encontro é apresentar a comunicação do movimento sindical nos tempos atuais, trazendo o processo da democratização, além da abordagem nas ferramentas de comunicação e de como podem ser importantes ferramentas para fortalecimento dos sindicatos rurais.

O presidente e secretário de Comunicação da FETAES, Julio Mendel, fala da importância da participação dos dirigentes neste Encontro e como a comunicação refletirá positivamente na realidade sindical. “A expectativa é superar o número de participação, uma vez que estamos trazendo grandes personalidades de diversas áreas. O nosso principal desafio é de qualificar cada vez mais a nossa comunicação para o fortalecimento do nosso movimento”.

Programação A programação do Encontro inicia nesta quarta-feira (20), a partir das 9h30 com a Mesa 1: O Poder da Comunicação na Atualidade com a participação de três expositores. No primeiro momento, o secretário Nacional da CUT, Roni Anderson Barbosa, falará sobre a comunicação do movimento sindical nos tempos atuais e do projeto de comunicação da CUT. A democratização da Comunicação, Desafios: a agricultura familiar que não se vê na TV ficará por conta do presidente da Fundação TV Minas Cultural e Educativa Israel do Vale Neto.

Para encerrar a primeira mesa às 13h30, a presidente da Associação Catarinense de Radiodifusão Comunitária, Inês Fortes Pereira irá abordar sobre o poder do rádio, legislação e como criar uma rádio comunitária no campo seguido de um momento de homenagem com o jornalista da CUT/ES Edilson Lenk ao saudoso companheiro Vito Giannotti.

A tarde, a partir das 14h30, começa a Mesa 2: A força da comunicação popular e suas variadas formas com a abordagem sobre a comunicação popular com a historiadora e coordenadora do NPC, Cláudia Santiago e o panorama da comunicação para os rurais com a jornalista e assessora de comunicação da CONTAG, Verônica Tozzi.

A programação do primeiro dia do Encontro se encerra com a Mesa 3 – Comunicação e Política com a participação do jornalista da CUT/ES, Edilson Lenk que vai falar sobre a construção do discurso seguida de apresentação da experiência política com o ex-prefeito de Mantenópolis, Eduardo Alves, seguido de debates e considerações finais.

Os trabalhos recomeçam na quinta (21), às 8h30 com a Mesa 4: Novas Mídias e a Comunicação Sindical com a educadora e blogueira da SNF, Maria Frô, que falará sobre como a Rede Social pode ser importante ferramenta de comunicação para o sindicato. Além das palestras, haverá momento de apresentação das experiências exitosas com os presidentes dos STTRs de Afonso Cláudio e Barra de São Francisco, Valdeci Veloso e Silvestre Ribeiro, seguido de debates e considerações finais.

Das 13h30 até às 17 horas serão realizadas as oficinas com os temas: Oratória, Rádio, Rede Social, Rádio Comunitária onde os participantes se dividirão em grupos. Após as oficinas cada grupo vai apresentar os resultados da sua oficina específica com encaminhamentos e propostas. O segundo dia do Encontro será encerrado com noite cultural.

No último dia do Encontro (22), às 8h15, a CONTAG abordará sobre o tema comunicação sindical como instrumento de fortalecimento da gestão das entidades sindicais seguido de apresentação e desdobramentos acerca do Plano Sustentar com debates e trabalhos em grupo coordenado pela diretoria da FETAES. O encontro vai até ás 12h com encaminhamentos finais e encerramento político. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico