A luta pela democratização dos meios de comunicação tem sido constante nos últimos anos. A mídia está cada vez mais dominante e os trabalhadores e trabalhadoras do campo precisam estar antenados. Pensando nisso, a FETAES realizará a partir desta quarta (20) até sexta-feira (22), o Encontro Estadual de Comunicação com a temática: Os Desafios da Comunicação para o Movimento Sindical Rural. O Encontro vai acontecer no Sítio Riacho das Pedras, em Guarapari. As atividades estão sendo coordenadas pela Secretaria de Comunicação e Presidência e pretende reunir dirigentes e funcionários dos STTRs, diretoria executiva, além de representantes da CUT/ES, CONTAG, equipe técnica e convidados(as).
Este encontro vem fortalecer o uso de ferramentas de comunicação e a necessidade de o movimento sindical investir na comunicação para ampliar a intervenção dos trabalhadores e trabalhadoras na sociedade e o envolvimento ativo nos debates em todos os espaços.
Um dos objetivos do encontro é apresentar a comunicação do movimento sindical nos tempos atuais, trazendo o processo da democratização, além da abordagem nas ferramentas de comunicação e de como podem ser importantes ferramentas para fortalecimento dos sindicatos rurais.
O presidente e secretário de Comunicação da FETAES, Julio Mendel, fala da importância da participação dos dirigentes neste Encontro e como a comunicação refletirá positivamente na realidade sindical. “A expectativa é superar o número de participação, uma vez que estamos trazendo grandes personalidades de diversas áreas. O nosso principal desafio é de qualificar cada vez mais a nossa comunicação para o fortalecimento do nosso movimento”.
Programação A programação do Encontro inicia nesta quarta-feira (20), a partir das 9h30 com a Mesa 1: O Poder da Comunicação na Atualidade com a participação de três expositores. No primeiro momento, o secretário Nacional da CUT, Roni Anderson Barbosa, falará sobre a comunicação do movimento sindical nos tempos atuais e do projeto de comunicação da CUT. A democratização da Comunicação, Desafios: a agricultura familiar que não se vê na TV ficará por conta do presidente da Fundação TV Minas Cultural e Educativa Israel do Vale Neto.
Para encerrar a primeira mesa às 13h30, a presidente da Associação Catarinense de Radiodifusão Comunitária, Inês Fortes Pereira irá abordar sobre o poder do rádio, legislação e como criar uma rádio comunitária no campo seguido de um momento de homenagem com o jornalista da CUT/ES Edilson Lenk ao saudoso companheiro Vito Giannotti.
A tarde, a partir das 14h30, começa a Mesa 2: A força da comunicação popular e suas variadas formas com a abordagem sobre a comunicação popular com a historiadora e coordenadora do NPC, Cláudia Santiago e o panorama da comunicação para os rurais com a jornalista e assessora de comunicação da CONTAG, Verônica Tozzi.
A programação do primeiro dia do Encontro se encerra com a Mesa 3 – Comunicação e Política com a participação do jornalista da CUT/ES, Edilson Lenk que vai falar sobre a construção do discurso seguida de apresentação da experiência política com o ex-prefeito de Mantenópolis, Eduardo Alves, seguido de debates e considerações finais.
Os trabalhos recomeçam na quinta (21), às 8h30 com a Mesa 4: Novas Mídias e a Comunicação Sindical com a educadora e blogueira da SNF, Maria Frô, que falará sobre como a Rede Social pode ser importante ferramenta de comunicação para o sindicato. Além das palestras, haverá momento de apresentação das experiências exitosas com os presidentes dos STTRs de Afonso Cláudio e Barra de São Francisco, Valdeci Veloso e Silvestre Ribeiro, seguido de debates e considerações finais.
Das 13h30 até às 17 horas serão realizadas as oficinas com os temas: Oratória, Rádio, Rede Social, Rádio Comunitária onde os participantes se dividirão em grupos. Após as oficinas cada grupo vai apresentar os resultados da sua oficina específica com encaminhamentos e propostas. O segundo dia do Encontro será encerrado com noite cultural.
No último dia do Encontro (22), às 8h15, a CONTAG abordará sobre o tema comunicação sindical como instrumento de fortalecimento da gestão das entidades sindicais seguido de apresentação e desdobramentos acerca do Plano Sustentar com debates e trabalhos em grupo coordenado pela diretoria da FETAES. O encontro vai até ás 12h com encaminhamentos finais e encerramento político. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari