Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Fetaes, por meio da secretaria de Mulheres vai realizar a II Mostra da Produção das Mulheres Rurais do Espírito Santo com o tema: “Artes, Cores e Sabores”. O evento será em alusão ao Dia Estadual da Trabalhadora Rural, comemorado no dia 15 de outubro.
A abertura oficial da 2ª Mostra da Produção das Mulheres Rurais do Espírito Santo vai acontece na próxima quarta-feira (29), a partir das 14 horas, na área de exposições da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). A exposição acontece até sexta-feira (31) e a entrada é gratuita.
Participam da Mostra aproximadamente 20 grupos, num total de 30 expositoras. Quem passar por lá vai conferir uma infinidade de produtos da agricultura familiar capixaba, tais como: produtos alimentícios como pães, bolos e uma variedade de biscoitos; artesanatos em geral com bordados, pinturas em tecido, materiais em TNT, sabonetes fitoterápicos, bombons e geléias. Outra novidade desta exposição são os condimentos para dar aquele gostinho a mais na comida como óleos, azeites, colorau e temperos.
Aatividade será realizada pela Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Espírito Santo (Fetaes) juntamente com os 60 Sindicatos filiados e a Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais – CEMTR-ES.
De acordo com a coordenadora Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Ediane Barbosa o objetivo é fortalecer os grupos existentes bem como dar visibilidade à produção dos grupos de mulheres rurais formalizados. “Além disso, é uma oportunidade estratégica de comercializar a produção das mulheres do campo capixaba, promovendo a geração de renda
Sessão Solene
Dando continuidade às comemorações ao Dia Estadual da Trabalhadora Rural, a FETAES também vai realizar na quinta-feira (30), a partir das 15 horas, no plenário da Assembleia Legislativa (ALES), a Sessão Solene em homenagem as trabalhadoras rurais. O proponente da Sessão é o deputado Roberto Carlos. Estão sendo esperadas cerca de 200 mulheres de vários municípios do Estado. Participam também da solenidade a diretoria da FETAES e outras autoridades.
O Dia Estadual da Trabalhadora Rural foi instituído no dia 15 de outubro, pelo projeto de Lei nº 383/2007. Na época, a ideia veio da Coordenação Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAES, buscando a inserção e organização das mulheres nos espaços comunitários, sociais, culturais e políticos.
A data foi aprovada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo no dia 19 de dezembro de 2007, de proposição do Deputado Estadual Givaldo Vieira, hoje vice Governador do Estado. Esta data é uma conquista importante para a história da FETAES e para as trabalhadoras rurais. A data celebra o valor das mulheres do campo. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari