Cinquenta e uma famílias de São Gabriel da Palha realizaram o sonho da casa própria
A Fetaes, em parceria com os Sindicatos filiados, a Contag, o governo estadual, a Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e o Governo Federal entregou nesta sexta-feira (27) cinquenta e uma (51) moradias dos Empreendimentos Morada de São Gabriel e Fetaes São Gabriel, ambos localizados no município de São Gabriel da Palha. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos Palácio do Café Conilon, em São Gabriel da Palha.
Estiveram presentes o presidente da Fetaes Julio Mendel, o diretor José Izidoro, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha o presidente Dauri Tamanhão e o diretor Sandro Groner, o diretor da Contag Elias Borges, a representante dos beneficiários do PNHR Maria Cleonice, o gerente da Caixa Econômica de São Gabriel Laurenci Zanotti, o superintendente do Incra do Estado José Alves, o representante da secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado Francisco Diomar, o representante da Prefeitura de São Gabriel da Palha Leomar Eberman, o prefeito de Vila Valério Robson Partelli, o chefe do escritório de Desenvolvimento do Incaper em São Gabriel da Palha, Luiz Perini, o ex-secretário da Sedurb João Coser, o gerente regional Norte da Ceasa Alberiane Carvalho, o gerente do Banco do Brasil de São Gabriel da Palha Tarcisio Alves. Das 51 famílias contempladas, cerca de 200 pessoas serão beneficiadas com as novas moradias. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), coordenado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes).
Das 51 famílias contempladas, cerca de 200 pessoas serão beneficiadas com as novas moradias. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), coordenado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes).
De acordo com o presidente Julio Mendel, essa é mais uma conquista do MSTTR realizada pela Fetaes. “Estamos muito felizes em contribuir na concretização do sonho dessas famílias. O nosso objetivo é continuar trabalhando para que mais pessoas conquistem esse sonho, uma vez que todos merecem uma moradia digna. É a Fetaes valorizando e fortalecendo a agricultura familiar capixaba”, afirma Mendel.
O secretário de Política Agrária da CONTAG, Elias Borges, parabenizou a Federação pelo trabalho. “A habitação rural é uma das principais políticas conquistadas pelo movimento sindical. A moradia traz dignidade e qualidade de vida para as famílias trabalhadoras rurais. É gratificante para nós presenciar a entrega das casas, faz o nosso trabalho valer a pena”, destaca Borges.
Até o final deste ano (2018), a Fetaes tem a expectativa de entregar 95 moradias, sendo 47 unidades em Itaguaçu; 28 unidades em Itarana e 20 unidades no assentamento Novo Sonho, em Ecoporanga. E ainda estão em execução 68 moradias nos assentamentos franqueza e realeza I e II, também em Ecoporanga.
A demanda para o próximo ano é a construção de mais 423 unidades habitacionais em toda a zona rural do Estado.
Entenda o PNHR
O PNHR é uma conquista do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Ele foi implantado graças as reivindicações feitas no Grito da Terra Brasil (GTB), onde milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais foram as ruas lutar por melhorias no campo, no ano de 2009. O GTB é realizado pela Contag, Fetaes e Sindicatos.
O PNHR foi criado pela Medida Provisória (MP) 459, convertida em Lei nº 11.977/2009, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, com objetivo de subsidiar a produção de Unidade Habitacional (UH) aos agricultores familiares. O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) – Grupo I, concede subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ao beneficiário (pessoa física), agricultor familiar ou trabalhador rural, organizados por uma Entidade Organizadora, para a aquisição de material de construção, para a construção, conclusão ou reforma/ampliação da unidade habitacional em área rural.
A Fetaes de forma direta já executou pelo programa: 733 unidades habitacionais finalizadas em todo o Estado do Espírito Santo. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari