Iniciou ontem (10), a Oficina Estadual de Autoformação em Gestão Administrativa e Financeira com a participação de 40 representantes dos STRs filiados a FETAES, além da diretoria executiva da Federação, bem como o secretário de Finanças da CONTAG, Aristides Santos e assessoria. A atividade será realizada até amanhã (12), no Hotel Guara Pousada em Guarapari/ES.
A oficina de Auto Formação faz parte da Linha de Ação 1 - gestão administração, do Projeto de Formatação de Formadores em Promoção Social e Desenvolvimento Rural. É atividade formativa do Programa Nacional de Fortalecimento das Entidades Sindicais – PNFES e faz parte das ações estratégicas do eixo de formação do Plano Sustentar.
“A oficina está sendo bastante proveitosa para os nossos Sindicatos, uma vez que estamos falando da Gestão Administrativa e Financeira que é a base de sustentação das nossas entidades. Minha expectativa é que nossos Sindicatos saiam como multiplicadores do conhecimento que está sendo adquirido nos Sindicatos”, afirma o secretário de Finanças, Cleiton Moreira.
Já o secretário de Finanças da CONTAG, Aristides Santos, afirmou que expectativa é a melhor possível. “Com um grupo bem representativo da base sindical do Espirito Santo, uma diretoria comprometida e uma assessoria inteligente, acredito que produziremos bons resultados para melhorar a sustentabilidade político financeira do movimento sindical”, destaca.
A Oficina continuou hoje (11) na parte da manhã com aprofundamento temático acerca dos instrumentos e mecanismos da Formação, da Comunicação e das Finanças que potencia o projeto politico e financeiro. Logo após será realizada uma reflexão e debate. A tarde será realizado um aprofundamento temático com base no contexto sobre organização de jovens, mulheres e terceira idade na perspectiva da geração e gênero considerando um trabalho coletivo, seguido prosa coletiva, reflexão e debate.
A programação prossegue amanhã (12), a partir das 8 horas com aprofundamento temático da conjuntura política e praticas de atuação sindical voltadas a implementação do PADRSS no Estado com foco na agricultura familiar e reforma agrária, seguido de reflexão e debate. No sexto momento será realizada a agenda de compromissos a partir das definições das estratégias de atuação político – sindical, seguido de avaliação e encaminhamentos.
Abertura
A programação iniciou ontem (10) com apresentação dos participantes, abertura política, apresentação da matriz pedagógica e acordo de convivência.Antes de entrar nas temáticas da Oficina, o secretário de Finanças da CONTAG, Aristides Santos e o presidente da FETAES, Julio Mendel falaram um pouco da conjuntura política no Pais e no Espírito Santo.
No primeiro momento foram construídas as estratégias de atuação político sindical para o fortalecimento da sustentabilidade político financeira do MSTTR, seguido de prosa coletiva, reflexão e debate político.No segundo momento será construído o Programa Nacional de Fortalecimento das entidades com intuito de resgatar e reforçar a importância das ações desenvolvidas no estado pelo PNFES de moo a garantir estratégias de atuação político sindical, seguido de prosa coletiva, reflexão e debate político.
FONTE: Assessoria de Comunicação FETAES - Roberta Pelissari