A Fetaes iniciou nesta segunda-feira (11/07) as atividades do Curso Estadual de Formação de Negociadores (as) em Negociação Coletiva. A formação tem a participação do Secretário de Assalariados (as) Rurais da Contag, Antônio Lucas Filho.
O curso é realizado pela Contag em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese. Ele tem como objetivo preparar os dirigentes sindicais para negociarem as demandas de assalariados e assalariadas rurais capixabas, conforme as necessidades de cada setor.
O encontro acontece até o próximo dia 13, no Calir, em Viana. Ele trará palestras e debates sobre planejamento de campanha; acordos coletivos versus convenções coletivas de trabalho; ação sindical nacional dos assalariados. Ainda, durante o curso, serão feitas simulações de mesas de negociação e de assembléias.
Participam da formação mais de 40 dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e de Assalariados e Assalariadas Rurais.
Para o vice-presidente e secretário de assalariados rurais da Fetaes, Julio Cezar Mendel, esse curso é estratégico para o MSTTR. “O curso é importante porque, além de mobilizar os STTRs, ele vem ao encontro daqueles que são os nossos principais desafios: representar de fato os assalariados e organizar a categoria no intuito de evitar a informalidade de trabalho e, consequentemente, assegurar aos trabalhadores acesso aos seus direitos.”, explica Mendel.
Na nova gestão da Fetaes, esse é o terceiro curso com foco em negociação coletiva que acontece no Espírito Santo. Além desse, outros cursos estão programados para as regionais do estado ainda este ano.