A Educação do Campo será tema do Seminário Regional com o tema: “Por uma Educação Participativa”, que vai acontecer amanhã (29), das 8 as 17 horas, no Centro de Formação do MEPES, em Piúma/ES. A realização é da FETAES, por meio da secretaria de Políticas Sociais e Jovens, em conjunto com o Comitê Estadual de Educação do Campo do Espírito Santo (COMECES). Nesta etapa participam representantes da região Sul.
Além da FETAES, fazem parte da organização da atividade o COMECES, o MPA, o MST, a RACEFAES, UFES, FÓRUM EJA e o MEPES que apontaram a necessidade de realizar dois Seminários de Educação do Campo, sendo um na região Norte e outro na região Sul. A realização dos Seminários visa atender as demandas das regiões em todo o Estado.
O objetivo é trazer em debate o contexto atual da educação do Campo no Estado do Espírito Santo formando lideranças a partir da legislação, fazendo encaminhamento para fortalecer a educação do campo.
A secretária de Políticas Sociais e Jovens da FETAES, Ranielle Bianchi explicou que é um momento ímpar no movimento sindical, onde é a primeira vez que criamos uma ação para discutir a educação no campo. “Este seminário servirá para fortalecer as nossas lideranças, entender a importância, as necessidades, os transtornos que se tem com o fechamento de uma escola no campo e as políticas de combate ao fechamento destas escolas”.
“É muito importante fazer esse debate nessa conjuntura que estamos vivendo hoje no Estado e está sendo bem sucedida e muito positiva no que se refere ao envolvimento e interesse dos Sindicatos em participar”, destaca a secretária.
Programação
A programação inicia às 8 horas com acolhida, lanche e registro das presenças. Às 9 horas terá a abertura com apresentação dos participantes. A partir das 9h30 haverá análise de conjuntura histórico e atual da Educação do Campo e legislação que ampara a Educação do Campo; os aspectos legais da política pública de Educação do Campo no Brasil; Histórico do Comitê de Educação do Campo Estado do Espírito Santo (COMECES) e a importância dos comitês municipais de Educação do Campo e pauta unificada seguido de debate às 11h30.
Na parte da tarde, a partir das 13 horas haverá oficinas com reflexão acerca de como podemos nos organizar em defesa da pauta unificada em cada município e região? Ás 14h30 acontecem as apresentações em comum dos trabalhos em grupo, seguido de momento de socialização e solenidade de entrega da pauta unificada e legislação que ampara a educação no campo, às 15h30. O encerramento está previsto para 16 horas com mística. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari