A FETAES, por meio da secretaria de Políticas Sociais e Jovens, em conjunto com o Comitê Estadual de Educação do Campo do Espírito Santo (COMECES) vai realizar nesta quarta-feira (20), das 8 às 17 horas, em Nova Venécia, o Seminário Regional de Educação do Campo, com o tema: “Por uma educação do Campo Participativa”.
Além da FETAES, fazem parte da organização da atividade o COMECES, o MPA, o MST, a RACEFAES, UFES, FÓRUM EJA e o MEPES que apontaram a necessidade de realizar dois Seminários de Educação do Campo, sendo um na região Norte e outro na região Sul. A realização dos Seminários visa atender as demandas das regiões em todo o Estado.
Nesta etapa participam representantes da região Norte, que compõe os municípios de Cariacica, Serra, Ibiraçu, Aracruz, Fundão, Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Ponto Belo, Mucuricí, Montanha, Pinheiros, Nova Venécia, Boa Esperança, São Mateus, Linhares, Jaguaré, Conceição da Barra, Rio Bananal, Ecoporanga, Mantenópolis, Barra de São Francisco, Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, São Gabriel da Palha, Assalariados.
O objetivo é trazer em debate o contexto atual da educação do Campo no Estado do Espírito Sando formando lideranças a partir da legislação, fazendo encaminhamento para fortalecer a educação do campo. A secretária de Políticas Sociais e Jovens da FETAES, Ranielle Bianchi explicou que é um momento ímpar no movimento sindical, onde é a primeira vez que criamos uma ação para discutir a educação no campo. “Este seminário servirá para fortalecer as nossas lideranças, entender a importância, as necessidades, os transtornos que se tem com o fechamento de uma escola no campo e as políticas de combate ao fechamento destas escolas”.
“É muito importante fazer esse debate nessa conjuntura que estamos vivendo hoje no Estado e está sendo bem sucedida e muito positiva no que se refere ao envolvimento e interesse dos Sindicatos em participar”, destaca a secretária. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari