A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes) está comemorando hoje (11) 49 anos de lutas e conquistas. A Fetaes foi fundada no dia 11 de abril de 1968 com a participação de 05 Sindicatos (Baixo Guandu, Itarana, Pancas, Serra e Muniz Freire) e a efetiva presença da Contag.
A Fetaes sempre esteve engajada na defesa dos interesses da categoria. Entidade combativa, reconhecida em todo o país pela sua organização e seriedade em suas ações e mobilização. Organizada em 60 sindicatos filiados, a Fetaes representa cerca de 400 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais. Somos a maior entidade representativa de uma mesma categoria no Espírito Santo.
“Quero agradecer a todos(as) trabalhadores(as) rurais pela confiança depositada nesses 49 anos de trajetória e reafirmar o nosso compromisso na luta em defesa de toda a classe trabalhadora do campo capixaba. Quero agradecer e parabenizar a todos os Sindicatos por essa linda história que também ajudaram a construir”, destaca o presidente da Fetaes Julio Cezar Mendel.
Um pouco da História
O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo (MSTTR-ES) iniciou-se nos anos 60, inspirado pelos exemplos que aqui chegaram das "Ligas Camponesas". O processo de mobilização e organização da categoria era desenvolvido por militantes do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e por integrantes da Igreja Católica. Esses sindicalistas organizaram a União dos Lavradores do Espírito Santo, tendo como principal objetivo coordenar a luta pela reforma agrária no Estado.
Porém, toda essa dinâmica política-ideológica foi interrompida pelo Golpe Militar de 64. A partir desse momento, o movimento sindical no Espírito Santo ficou à espera de novas possibilidades, que só começaram a surgir no campo no final dos anos 60.
No estado, a exemplo da experiência da Contag, realizamos todos os anos o Grito da Terra Espírito Santo, com manifestações de rua, seminários, atos de protestos e elaboração de pautas com proposições, sempre com a participação massiva de nossos sindicatos e de nossa categoria e visando melhorias para o campo. Ainda, participamos de diversas ações, como Dia do Trabalhador, Dia Internacional da Mulher.
Uma conquista importante da Fetaes e das trabalhadoras rurais foi a criação do Dia Estadual da Trabalhadora Rural, data que é comemorada no dia 13 de outubro e celebra o valor das mulheres do campo.
Outra ação da Fetaes que merece destaque que é o modelo de eleições sindicais diretas, exemplo admirado em todo o país pela forma de organização. O pleito acontece simultaneamente nos municípios em que estão localizados os sindicatos, onde são eleitas as Direções dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Direção da Fetaes.
Sem contar em outras ações históricas como o Mutirão da Cidadania e a campanha de sindicalização que acontece todos os anos.
Realizamos, todos os anos, a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Espírito Santo - Feafes, valorizando, fortalecendo e expandindo a agricultura familiar no estado. A primeira feira aconteceu em 2005 e de lá para cá ela vem crescendo e se solidificando como um evento tradicional do Espírito Santo. Cerca de 50 mil pessoas visitaram a Feafes que já está na sua 12ª edição. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAES - Roberta Pelissari