Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PRONAF
Fetaep qualifica dirigentes sindicais para a execução e controle social do Pronaf
WhatsApp

03 de Agosto de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
pronaf

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) promove nos dias 6 e 7 de agosto, em Curitiba, o Seminário Estadual sobre política agrícola safra 2007/2008. O evento deverá reunir cerca de 80 pessoas, entre dirigentes sindicais, técnicos, assessores e representantes do Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria Estadual da Agricultura, Emater, Cresol (Sistema de Cooperativas de Crédito com Interação Solidária), Unicafes (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária),e Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura).

Durante o evento serão apresentadas e discutidas as regras do plano safra 2007/2008 para a agricultura familiar, executado pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Também será lançada uma cartilha produzida pela Fetaep com todas as orientações sobre o programa. "O Pronaf é uma conquista do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais por isso todos os anos nós temos a preocupação de qualificar nossos dirigentes sindicais, técnicos e assessores no sentido de prepará-los para que eles atuem como verdadeiros agentes multiplicadores em suas bases", afirma o presidente da Fetaep, Ademir Mueller.

"Além de levar informações sobre o Pronaf para os agricultores familiares, nós temos a preocupação de fazer o controle social do programa, ou seja, acompanhar a sua execução para que os recursos sejam efetivamente aplicados na agricultura familiar e não desvirtuados para outras finalidades ou para atender outro público", completa Mueller.

O governo federal irá destinar R$ 12 bilhões para o Pronaf nesta safra, sendo que o Paraná irá receber R$ 1,3 bilhão desse montante. "Nós consideramos o volume de recursos suficiente para o Estado. Nossa expectativa é de que tudo seja aplicado na agricultura familiar paranaense e que os agentes financeiros não dificultem o acesso ao Pronaf com excesso de burocracia", disse o vice-presidente e diretor de políticas agrícolas da Fetaep, Mário Pléfk.

Ainda de acordo com Pléfk, a meta da Fetaep para esta safra é um aumento de 30% nos contratos de custeio e investimento do Pronaf, que atualmente somam cerca de 150 mil em todo o Estado. "O Pronaf não é apenas uma linha de crédito. É um programa que tem uma função social, pois, pelo repasse de recursos, procura desenvolver a propriedade e propiciar a melhoria da qualidade de vida das famílias de agricultores", avalia Pléfk.

Uma das novidades para esta safra é o Pronaf Café. "Essa é uma conquista exclusiva dos estados do Paraná e Espírito Santo e estaremos trabalhando para implementá-lo no Estado", ressalta o diretor da Fetaep.

Renovação automática - Segundo Pléfk, a Fetaep é veementemente contra a renovação automática dos contratos de financiamento do Pronaf. Há agentes financeiros que têm incentivado os agricultores a adotar essa prática. "O Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais luta pelo aumento dos recursos do programa e, no caso da renovação automática, o agricultor recebe o mesmo valor financiado na safra anterior, devendo aplicá-lo exatamente da mesma forma senão perde o direito ao seguro se houver frustração de safra, por exemplo", esclarece."Ou seja, os agricultores podem ser prejudicados por essa situação. Por isso, nós os orientamos a procurar os sindicatos para se informar sobre seus direitos antes de optar pela renovação automática", afirma Pléfk.

Clique aqui e veja programação

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetaep.





WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico