A Fetaema realiza, nos dias 21 e 22 deste mês - quinta e sexta-feira, o 2º Encontro de Avaliação do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) nas áreas de assentamento da reforma agrária no Maranhão. O objetivo do encontro é reunir a sociedade civil - agricultores familiares, lideranças sindicais, técnicos agrícolas e outros profissionais envolvidos nas ações, e dirigentes de instituições parceiras e empresas executoras. O encontro ocorrerá no auditório do Sesc-Olho D´água, em São Luís. O Programa de ATES foi iniciado no Maranhão em dezembro de 2004. A Fetaema executa o programa desde abril de 2005.
"Após 34 meses de trabalho, a Federação vai reunir tanto os assentados, os dirigentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos 20 municípios abrangidos pelo programa (que são Núcleos Operacionais de ATES), os técnicos agrícolas, agrônomos, assistentes sociais, especialista em meio ambiente, dirigentes das instituições que foram parceiras deste trabalho - o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagro), as Universidades estadual e federal do Maranhão (UEMA e UFMA), e das empresas executoras (Coospat, Coosert e Planeja), para analisamos profundamente as ações do programa", explica o presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira.
EXPERIÊNCIAS POSITIVAS - Dentre os objetivos do encontro estão: discutir a experiência de ATES enquanto implementação de uma política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); avaliar a concretização do programa nos assentamentos do Maranhão (que assistência técnica existia em 2005; como está hoje e que assistência queremos para o futuro); e, por fim, construir, com órgãos e entidades competentes, a continuidade do Programa de ATES no Estado do Maranhão.
Dentro dessa análise, estão previstas duas palestras, na abertura do evento tendo como tema "A Importância da Agricultura Familiar": uma, com abordagem em nível de Maranhão (pelo sociólogo, Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, Marcelo Carneiro), e outra, em nível nacional (pelo secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Contag, Paulo de Tarso Caralo).
Para o segundo dia do encontro estão programadas duas mesas-redondas. A primeira, tendo como tema "Da elaboração à concretização de um programa na realidade dos Assentamentos do Maranhão". A segunda mesa fará uma síntese dos resultados de grupos de trabalhos do Comitê Gestor do Programa de ATES.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 21/02/2008
Manhã:
08:00h 12:00 h: Chegada e Credenciamento
12:00h: Almoço
Tarde:
14:00h - Fala de Abertura do evento
14:30h - Exibição do Documentário
15:00h - Solenidade de Abertura (SEAGRO, INCRA, MDA, CONTAG, FETAEMA)
16:00h: Palestra de Abertura: A importância da Agricultura Familiar no Brasil e no Estado do Maranhão
Palestrantes:
-Marcelo Carneiro (Professor Doutor da UFMA, sociólogo e pesquisador da área de trabalho escravo no Maranhão)
- Paulo de Tarso Carlo (Secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da CONTAG)
Mediadora: Maria do Socorro (FETAEMA)
18:30h - Jantar
20:30h - Noite Cultural com o Grupo "Tripa de Bode" (Barreirinhas) e
"Tambor de Crioula" da Comunidade Quilombola Felipa (Itapecuru-Mirim)
Dia 22/02/2008
Manhã
08:00h Mesa Redonda
Mesa 1: ATES - Da Elaboração a Concretização de Um Programa na Realidade dos Assentamentos do Maranhão
Galvão (INCRA)
Executoras: Planeja Consultoria, COOSPAT, COOSERT e FETAEMA
Mesa 2: Síntese dos Resultado de Grupos de Trabalho do Comitê Gestor (FETAEMA, STTR`s e Assentados )
11:00h Encaminhamentos
12:00h Almoço
Tarde
14:00h - Leitura de documento elaborado a partir dos dois dias de Trabalho
16:00h - Mesa de Encerramento (SEAGRO, INCRA, MDA, CONTAG, FETAEMA)
FONTE: Gil Maranhão - Assessor de Impresa - Fetaema