Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FETAEMA AVALIA CONQUISTAS PARA
Fetaema avalia conquistas para trabalhadores rurais
WhatsApp

04 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
fetaema avalia conquistas para

A inclusão de jovens agricultores e das mulheres trabalhadoras rurais nas lutas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e nas políticas públicas, bem como o fortalecimento da luta dos assalariados rurais e o combate ao analfabetismo e ao trabalho escravo e infantil, são algumas conquistas registradas ao longo da história da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), que completou ontem, 2, 36 anos de existência.

Com 216 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras (STTRs) filiados, representando mais de dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais, entre agricultores familiares, assalariados rurais, extrativistas, posseiros, meieiros -, a Fetaema é a maior organização sindical do Estado e está representada em nove regiões estratégicas do Maranhão, por meio dos seus Pólos Sindicais: Alto Turí, Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Baixo Parnaíba, Cocais, Mearim, Pindaré, Região Tocantina e sul do estado.

O presidente da Fetaema, Francisco Sales de Oliveira, afirmou que durantes todos esses anos, a Federação participou de grandes mobilizações de massa pela garantias de direitos ou reivindicando políticas públicas que beneficiem a classe trabalhadora rural. Dentre essas mobilizações destacam-se o Grito da Terra Brasil (este ano acontece pela 13ª vez), Marcha das Margaridas (acontece a cada quatro anos e já foram realizadas três edições), além de manifestação pela Reforma Agrária e pela Garantia de Direitos Previdenciários aos trabalhadores rurais. Todas sob a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Conquistas - Dentre as principais conquistas obtidas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais brasileiro, em que Fetaema participou do processo de construção, Chico Sales ressaltou a desapropriação de mais de cinco milhões de hectares de terra no Maranhão e o assentamento de mais de 100 mil famílias. "Essa conquista é mérito da pressão de todos os movimentos sociais que atuam no campo. Porém, o próprio Incra reconhece que o movimento sindical, no Maranhão e em todo o Brasil, até pela existência dos Sindicatos em cada município, tem uma capilaridade com a grande maioria das desapropriações e dos assentamentos de Reforma Agrária", frisou o presidente.

Na área agrícola, a grande bandeira do movimento sindical é uma política agrícola diferenciada para a Agricultura Familiar. "Conquistamos, por meio do nosso grande instrumento de pressão, proposição e negociação - o Grito da Terra Brasil - o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com linhas de créditos diferenciadas".

A Previdência Social é outra grande conquista para os trabalhadores e trabalhadoras e a principal conquista de inclusão social, com distribuição de renda, além das aposentadorias do homem aos 60 anos e mulheres aos 55 anos, bastando para isso provar atividade rural. O presidente da Fetaema também inclui a política de valorização ao salário mínimo nacional entre as conquistas, negociado entre trabalhadores e o governo Lula, e com a manutenção dos valores dos benefícios da Previdência, vinculados ao salário mínimo.

FONTE: Jornal Pequeno/Maranhão - 03/04/08



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico