Cerca de 230 trabalhadores e trabalhadoras rurais do setor sucroalcooleiro participaram do 5º Encontro Estadual de Assalariados e Assalariadas Rurais da Fetaeg em Goiânia. Nos dias 18 e 19 de outubro, o movimento sindical fez uma avaliação geral da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2008/2009 firmada neste ano entre trabalhadores e setor patronal.
Entre outros assuntos, foi discutido o cumprimento da Norma Regulamentadora 31. É o que explica o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Fetaeg, José Maria de Lima. "Debatemos várias cláusulas sociais que estão previstas no acordo coletivo, como a tabela de produção dos cortadores de cana, equipamentos de proteção e fornecimento de alimentação gratuita pelas empresas", afirma o dirigente sindical.
Na avaliação do diretor da Contag, Antônio Lucas, o encontro foi muito produtivo para o movimento sindical. "A cada ano, a Federação tem aumentado o número de trabalhadores e dirigentes sindicais nesses encontros. Há uma boa participação do movimento sindical que está se preparando para as negociações nos municípios".
Atualmente, um cortador de cana-de-açúcar ganha, em média, R$1.100,00 na região goiana. O estado conta hoje com 50 mil assalariados e assalariadas rurais que trabalham nas usinas. O próximo encontro estadual da Fetaeg está previsto para abril de 2009 e será realizado na cidade de Goiânia. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias