A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg) participa hoje (03), em Rio Verde (GO), da Convenção Coletiva dos Trabalhadores da "Lavoura Branca" - homens e mulheres que trabalham na plantação e colheita do Feijão, Arroz, Milho, Melancia e Tomate -, no município de Rio Verde-GO. Segundo estimativas do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Rio Verde, hoje, mais de 15 mil trabalhadores atuam no setor.
O encontro de trabalhadores e patrões, será na sede do Sindicato Rural, às 10h. Eles irão discutir as CONDIÇÕES DE TRABALHO DA CATEGORIA e SALÁRIO BASE. Segundo Maria da Luz Santos -Juliana- presidente do STTR de Rio Verde, uma polêmica deve chegar à mesa de negociação: a situação dos "Gatos" - intermediadores que contratam trabalhadores para a lavoura. A sindicalista diz que figura do "gato" é polêmica e é defendida pelos patrões. "Vamos lutar por salários dignos e boas condições de trabalho para nossos trabalhadores", diz Juliana.
A Fetaeg chega à mesa de discussões com a experiência de uma recente negociação dos canavieiros, que fizeram uma paralisação de 6 dias e conseguiram um reajuste salarial de 7%. O vice-presidente da FETAEG, José Maria de Lima, que responde pelos trabalhadores assalariados, vai sentar à mesa com os patrões na negociação da "lavoura branca" em Rio Verde.
Fonte: Assessoria de Comunicação- FETAEG
Luiz Henrique Parahyba - (62)8114-0202