Na manhã desta terça-feira (27), os jovens participantes do I Festival Nacional da Juventude Rural se animaram ao som do frevo, tocado pela Orquestra Filarmônica 11 de Agosto, do estado de Pernambuco. Neste momento, acontece o painel Cultura e Juventude do Campo. O gerente de projeto da Secretaria de Identidade e Diversidade do Ministério da Cultura (Minc), Américo Cordula, disse que os jovens rurais precisam ocupar cadeiras nos conselhos estaduais de cultura, que destinam lugares também ás minorias como índios, negros e quilombolas.
Cordula disse ainda que a secretaria está presente no Conselho Nacional de Direitos da Infância e Adolescente e no Programa Nacional do Livro. Segundo ele, cerca de 600 municípios brasileiros não possuem nenhuma biblioteca. "Estamos participando porque cultura é transmitida também pela leitura e os números atuais são alarmantes", disse ele. Américo divulgou dados do Ministério mostrando que cerca de 600 municípios brasileiros não possuem bibliotecas. "Os números mostram também que o jovem não lê um livro por ano", completou. Por isso existe um projeto para baratear os livros e dar acesso à leitura.
Neste exato momento, o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lagoa de Itaenga (PE), Ednaldo Antonio da Silva, fala sobre a necessidade de se preservar a diversidade cultural e as manifestações dos estados.
FONTE: Agência Contag de Notícias