Milhares de jovens rurais de todo o Brasil chegaram ontem (26) na capital federal para participar do 2º Festival Nacional da Juventude Rural. Além das mochilas nas costas, eles trouxeram boas idéias na cabeça e grandes expectativas em relação ao evento promovido pelo Sistema Contag.
As delegações foram recepcionadas no Pavilhão de exposições do Parque da Cidade pela diretoria da Contag e pelos membros da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento em Brasília é resultado de vários meses de organização nos estados e municípios. “A Contag preparou com cuidado todos os detalhes para que este seja um festival de muita qualidade e participação efetiva de jovens, com muitos debates, esporte e cultura”, afirmou Elenice Anastácio, secretária de Jovens da entidade.
A segunda-feira foi reservado para a recepção e credenciamento das delegações e para a socialização de informações com os participantes. A Comissão Organizadora registrou a presença de quase 3 mil delegados e delegadas até o final da tarde de ontem.
A jovem Adriana Dias Almeida veio de Araçuaí, município que fica no Vale Médio do Jequitinhonha, em Minas Gerais, revelou que sua delegação está muito otimista em relação aos debates e manifestações que devem ocorrer durante os próximos quatro dias. “Estamos nos organizando há três meses para chegar aqui hoje. Esperamos que o festival contribua para avançar a nossa luta”, disse. O sentimento de Adriana reflete o nível de animação e expectativa das demais delegações.
Agenda A abertura política do festival acontece nesta terça-feira (27), às 9h, com a presença de lideranças do movimento sindical do campo, dirigentes da CUT e da CTB, parlamentares e representantes do governo federal. O presidente Lula foi convidado, mas até o fechamento dessa edição a assessoria não havia confirmado sua participação.
Após a abertura política do festival, os jovens vão participar de duas mesas temáticas na parte da tarde. O tema da primeira é Juventude, Reforma Agrária e Política Nacional de Crédito Fundiário, que vai contar com a participação de representantes do Incra Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fetaemg. Esse debate será coordenado pelo secretário de Política Agrária da Contag, Willian Clementino.
A segunda mesa temática vai tratar da relação entre a juventude rural e as políticas de desenvolvimento territorial e de fomento da agricultura familiar. A discussão vai reunir representantes do Projeto Dom Helder Câmara, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Comissão Nacional de Jovens. A coordenação dessa discussão será feita pelo secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris.
A agenda noturna do festival vai ficar por das regiões Norte e Centro-Oeste. A programação cultural começa às 20h, no plenário principal. FONTE: Suzana Campos, Agência Contag de Notícias