Jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco participam em todo o estado dos Festivais da Juventude. Eles estão sendo organizados em municípios e pólos sindicais ligados à Fetape e são desdobramentos do 1º Festival Nacional da Juventude Rural, realizado entre os dias 26 e 29 de março do ano passado.
De acordo com a diretora da Comissão Estadual de Jovens da Fetape, Cícera Nunes da Cruz, até o mês de julho mais de três mil agricultores devem participar dos chamados "mini festivais", que têm o objetivo de envolver a juventude rural no movimento sindical e discutir propostas de políticas públicas para os jovens do campo.
"Além de mobilizar jovens, nos festivais há o envolvimento dos gestores públicos e a cobrança de políticas públicas, especialmente saúde, educação e cultura. Valorizar a cultura é muito importante para nós, tanto que em cada festival temos um dia específico para atividades culturais", diz Cícera.
A dirigente informa que a maior parte dos jovens que se organizam para participar dos festivais são ex-alunos do Programa Jovem Saber. Já foram realizados festivais em quatro pólos sindicais e, até o mês julho, outros cinco estão previstos para. Nos dias 26 e 27 de julho, os jovens participam do Festival Estadual da Juventude Rural de Pernambuco.
Conferências - Paralelo aos mini festivais, os jovens de Pernambuco participam das conferências livres em preparação às conferências Estaduais e Nacional da Juventude Rural. Pelo menos mil jovens já participaram desses encontros e apresentaram propostas a serem encaminhadas ao Poder Público.
"A mobilização dos jovens nas conferências é um grande avanço, porque eles têm conseguido sensibilizar os gestores públicos. Em alguns municípios, já existem decretos autorizando a criação de coordenações municipais de juventude", comenta Cícera da Cruz. FONTE: Ciléia Pontes