Graciela Alvarez
Já está quase tudo pronto para a 20ª edição da Festa Internacional da Agropecuária (Fenagro), que abrirá os seus portões no próximo sábado. Realizada pela Secretaria estadual da Agricultura (Seagri), a iniciativa deve gerar, este ano, cerca de R$85 milhões em negócios. Considerada como o maior evento agropecuário do Norte-Nordeste, a Fenagro 2007, que se estende até o dia 2 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador, conta com inúmeros atrativos, incluindo 30 leilões programados, além de 1,1 mil expositores. Durante os nove dias de feira, estão sendo esperados cerca de 300 mil visitantes.
Entre os animais em exposição, estão bovinos das raças nelore, brahman, guzerá, pardo suíço, simental, simbrasil, gir, girolando, tabapuã, indubrasil, além de búfalos. De acordo com a assessoria de imprensa da Associação Baiana dos Criadores (Abac), os números ainda não foram fechados, porém a estimativa é bastante positiva. Entre os que serão expostos e comercializados, a quantidade de bovinos deve ultrapassar dois mil. Entre caprinos e ovinos, serão cerca de 2,5 mil, sendo que a grande parte dos ovinos será da raça Santa Inês, e eqüinos em torno de 1,5 mil, sendo Mangalarga Marchador o principal destaque.
Para impulsionar os negócios, a exposição receberá participantes da Nova Zelândia, Bélgica, Suécia, Uruguai, El Salvador e Guatemala, além de delegações de empresários estrangeiros - oriundos da Argentina, México e Suíça -, com a missão de conhecer o agronegócio local. Com relação ao público interessado em adquirir não apenas animais, mas máquinas e equipamentos, o encontro, mais uma vez, terá a participação de instituições como o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, agentes financeiros que irão disponibilizar linhas de crédito específicas para os compradores.
Além dos 30 leilões programados, outra atração da feira é o Agroportal, que vem obtendo sucesso nas edições anteriores pelo êxito dos negócios firmados entre as indústrias e as redes varejistas. De acordo com os organizadores, as rodadas de negociação são uma oportunidade especial para esses fabricantes, a maioria de pequeno e médio portes e pouco conhecidos no mercado, apresentarem seus produtos aos grandes grupos supermercadistas, delicatessens, hotéis e restaurantes. Este ano, o Agroportal conta com 80 empresas e a expectativa é de recorde em transações.
Familiar - A grande novidade desta edição fica por conta da participação da agricultura familiar de todo o estado, articulada em caravanas e por territórios de identidade. Os pequenos produtores serão capacitados com oficinas e minicursos ministrados pelos diversos órgãos e superintendências da Seagri. Ao todo, serão seis mil metros quadrados direcionados ao seguimento, com estrutura em forma de vila. A Fenagro 2007 inclui ainda atividades para a criançada; um anfiteatro para a realização de apresentações musicais e teatrais; um meliponário; um lago destinado à piscicultura; e barracas de comidas típicas e produtos artesanais.
Entre as entidades que irão atuar na vigésima edição da exposição, destaque também para a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Uma das principais atividades é o lançamento do programa de rádio da empresa, A voz da EBDA, que contará com a participação de agricultores, pecuaristas, técnicos, diretoria da empresa e autoridades governamentais."A nossa intenção é informar aos públicos urbano e rural as ações de pesquisa; assistência técnica e extensão rural; profissionalização; inspeção e defesa desenvolvidos pela EBDA em parceria com os demais órgãos competentes", declara o presidente da instituição, Emerson Leal.
A Fenagro terá ainda um Congresso Internacional que trará as novidades e oportunidades do setor, através de palestrantes nacionais e internacionais de grande relevância nos diversos assuntos a serem abordados. O programa oferecerá um panorama atual da bioenergia e suas perspectivas, além das novidades e oportunidades para a produção e a comercialização de biogás, etanol, biodiesel, óleo vegetal puro, pellets, e o promissor mercado de créditos de carbono. Ele funcionará a partir do dia 24, porém a sua abertura oficial será no próximo domingo, às 18h, permanecendo aberto até o dia 2 de dezembro, sempre a partir das 16h. FONTE: Correio da Bahia ? BA