A CONTAG vem propondo e negociando há anos com o governo a implementação de políticas públicas estruturantes e complementares para a agricultura familiar, na perspectiva de fortalecer o campo e dinamizar a economia do mundo rural e das cidades. Para Alberto Broch, presidente da confederação, é preciso que também sejam cobradas dos estados e municípios políticas de crédito, ATER, e comercialização, entre outras, nas localidades onde estão os produtores. “As feiras da agricultura familiar são uma alternativa do rural encontrar o urbano e mostrar outra ruralidade e agricultura mais sustentável”.
As Federações de Trabalhadores (as) na Agricultura dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e São Paulo anualmente promovem as feiras de agricultura familiar, proporcionando a divulgação e comercialização dos produtos do campo, considerando aspectos culturais, ambientais, organizacionais, políticos e sociais da economia solidária, demonstrando que a agricultura familiar é uma alternativa sustentável e que promove qualidade de vida.
Segundo José Wilson Gonçalves, secretário de Políticas Sociais da CONTAG, “essas feiras são uma demonstração do tamanho do crescimento da agricultura familiar no Brasil”. Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, faz sua avaliação: “São feiras tradicionais, que têm dado resultados importantes na afirmação da agricultura familiar”. Para Natalino Cassaro, secretário de Terceira Idade “Estamos mostrando a quantidade, a qualidade e o sabor dos produtos que vêm das mãos dos agricultores e de nossa terra mãe”. FONTE: Imprensa CONTAG