Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FEIRA OFERECE MAIS DE 800 OPORT
Feira oferece mais de 800 oportunidades de negócios
WhatsApp

26 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
feira oferece mais de 800 oport

Por Laurene Leite - ASN

Um dos itens mais comuns na dieta do maranhense é a farinha de mandioca. Apesar de possuir farta tradição de produção e de o Estado ocupar o posto de quarto maior produtor de mandioca do País, segundo dados do IBGE 2005, boa parte da farinha consumida vem dos estados do Pará, Bahia e até do Paraná.

A produção de farinha e de outros subprodutos mais rentáveis obtidos a partir da mandioca - fécula e substrato para ração animal e bebidas, por exemplo - está entre as 800 oportunidades de negócios ofertadas na Feira do Empreendedor 2007 às micro e pequenas empresas do Maranhão. O portfolio de oportunidades é um dos atrativos da feira, que acontece em São Luís desde quinta-feira (22) até domingo (25) no Multicenter Sebrae.

O objetivo, segundo o coordenador da feira, José de Ribamar Morais, é estimular o surgimento de novos negócios, mostrando ao pequeno empreendedor maranhense nichos de oportunidades na economia local que podem ser aproveitados por micro e pequenas empresas, especialmente no interior do Estado.

"O portfolio possui oportunidades nos mais diversos setores da economia maranhense. Além de disseminar essas informações, o Sebrae e as instituições que apóiam a Feira do Empreendedor estão disponibilizando capacitação e as orientações necessárias para que os empreendedores possam aproveitar esse conjunto de oportunidades", explica.

Outro objetivo do painel de oportunidades, de acordo com o superintendente do Sebrae no Maranhão, Manoel Pedro Castro, é estimular a substituição de importações, gerando dinamismo, ocupação e renda na economia local. "Esses dados serão apresentados aos prefeitos maranhenses durante o Encontro de Prefeitos, que acontece nesta sexta-feira (23) como parte da programação paralela da Feira do Empreendedor. De posse das informações sobre oportunidades disponíveis em seus municípios, esses administradores poderão planejar políticas de incentivo, favorecendo o desenvolvimento econômico por meio do estímulo às micro e pequenas empresas", acrescenta Castro.

Para subsidiar a identificação das oportunidades, uma equipe de técnicos da área de planejamento do Sebrae/MA tomou como base o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Indústria, estudo encomendado à consultoria Marcoplan pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Nesse trabalho foram identificadas 450 das oportunidades apresentadas na Feira do Empreendedor como opções para substituição de importações oriundas de outras unidades da Federação.

O restante das oportunidades resultam de projetos e ações desenvolvidos pelo Sebrae/MA como, por exemplo, a produção de hortaliças para abastecimento da capital, de própolis e geléia real, de softwares, de serviços de consultoria nas áreas de melhorias de processos ou no setor de biodiesel.

A esse conjunto somam-se os tradicionais perfis de oportunidades de negócios editados pelo Sebrae, muito utilizados pelos empreendedores maranhenses como base para a tomada de decisão no momento de iniciar um negócio ou quando desejam expandir suas atividades.

Manoel Pedro Castro ressalta, ainda, que a consulta às oportunidades pode ser feita gratuitamente, com o auxílio de consultores do Sebrae no Salão de Orientação Empresarial.

São parceiros da Feira do Empreendedor 2007: o Banco do Brasil, Governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Alumar, Companhia Vale do Rio Doce. Além disso, apóiam a iniciativa a Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Sistema Federação do Comércio (Sesc e Senac), Sistema Federação da Indústria (Fiema, Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi), Oi, Sest / Senat, Senar/MA e as empresas Olívio J. Fonseca e Elo Internet. FONTE: Administradores.com



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico