Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FEDERAIS REMOVEM LÍDER DOS ARRO
Federais removem líder dos arrozeiros da reserva
WhatsApp

08 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
federais removem líder dos arro

A Polícia Federal transferiu, ontem, para Brasília o prefeito de Pacaraima e principal líder dos arrozeiros, Paulo Cesar Quartiero, preso em flagrante na terça-feira como mandante do atentado a tiros contra os índios que invadiram, um dia antes, sua fazenda na Vila Surumu, dentro da Reserva Raposa-Serra do Sol, em Roraima. A remoção de Quartiero é uma tentativa do governo de esvaziar a resistência à ação da polícia na região para evitar novos confrontos e, ao mesmo tempo, garantir a retirada dos não-índio caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida manter o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que define a reserva de 1,7 milhão de hectares em área contínua.

Acusado de manter em sua fazenda armas sem registro, artefatos e de insuflar os atentados contra os dez índios feridos na segunda-feira, Quartiero foi indiciado por formação de quadrilha e tentativa de homicídio. Quando ainda se encontrava na sede da Polícia Federal em Boa Vista, o prefeito se recusou a prestar declarações no inquérito aberto para apurar a autoria do atentado. A polícia tem contra ele, um auto de apreensão relacionando farto material explosivo. Em todas as respostas, Quartiero disse que se reservaria o direito de só falar diante de um juiz e só aceitou a sugestão de usar o telefone da polícia para conversar com sua mulher. No início da tarde de ontem ele foi submetido a exames médicos para confirmar que não sofreu agressão por parte dos policiais e em seguida removido para Brasília no avião da Polícia Federal. Além dele, foram transferidos também seu filho, Renato, o cacique (chamado de tuxaua pelos macuxi) Nilo Carlos Borgea e cinco funcionários de Quatiero: Ryan Farias, Edilson Gomes da Costa, Diego Vieira Jesus, Francisco de Assis Costa e Silva e Elton Domingos da Silva.

Tensão diminui

- O clima serenou na área. A Polícia Federal anulou o principal foco de tensão. Vamos aguardar com tranquilidade a decisão do Supremo - disse no final da tarde de ontem o ministro da Justiça, Tarso Genro.

Ele anunciou o aumento de efetivo policial na Raposa/Serra do Sol e afirmou que a ordem do governo é promover um desarmamento geral em toda a região do conflito. Genro disse afirmou que, índio ou não-índio, quem portar arma ilegalmente será preso. A Força Nacional de Segurança deverá enviar mais 100 homens para ajudar a Polícia Federal a pacificar a região.

Ciente de que a prisão de Quartiero e a luta do governo pela manutenção do decreto que define a reserva em área contínua não agradam setores das Forças Armadas, Tarso Genro usou a entrevista coletiva de ontem para tentar atrair a simpatia da área militar. Disse que vai se reunir com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para discutir um projeto de implantação de novos pelotões nas áreas indígenas na região de fronteira. Na Raposa/Serra do Sol já existem três pelotões especiais. O ministro quer, no entanto, desfazer a tese de que a área contínua na Amazônia é uma ameaça à soberania nacional, conforme afirmou há duas semanas o chefe do Comando Militar da Amazônia, general Augusto Heleno, ao criticar a política indigenista do governo.

- A posição das Forças Armadas é a posição da Constituição Federal. O Supremo é quem vai ditar a posição do estado brasileiro - disse o ministro. Segundo ele, mesmo que o STF anule o decreto do governo e retalhe a reserva, a decisão será respeitada.

Genro concentrou sua artilharia no prefeito preso. Afirmou que ele patrocina as ações que atentam contra a soberania do país e classificou de sabotagem, pistolagem e paramilitares os atos praticados pelos grupos armados sob seu controle.

- Foram ações de enfrentamento sem precedente na região - afirmou. O ministro disse que havia recebido informações apontando que os índios que invadiram a Fazenda Depósito se retirariam da área, o que não aconteceu. FONTE: Jornal do Brasil - 08/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico