Reunidos em Recife/PE, representantes das Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetag) dos nove estados nordestinos elaboraram a pauta de reivindicação do III Grito da Terra Nordeste 2010. A mobilização regional dos trabalhadores rurais está agendada para ocorrer no próximo dia 7 de julho, na capital pernambucana. As edições anteriores foram nas cidades de Natal/RN e Fortaleza/CE.
A Federação alagoana é representada no grupo de trabalho pela secretária de Política Agrícola, Rilda Alves, e de Jovens, Naiana Carla. O encontro teve início na segunda-feira passada, na sede da Sudene. De acordo com a programação do Grito da Terra regional, no próximo dia 6 de julho, será realizada uma série de rodadas de negociações entre os trabalhadores rurais e os representantes dos governos estaduais do Nordeste e dos ministérios da Agricultura e do Meio-ambiente, além do Desenvolvimento Agrário.
No dia 7, antes da mobilização de rua, está prevista a realização de palestras para os trabalhadores que participarão do movimento em tendas armadas na área escolhida para a concentração do público participante.
“A tarde, sairemos em caminhada do local da concentração até a sede da Sudene. São cerca de três quilômetros de distância. Lá, será realizado um ato público onde apresentaremos aos trabalhadores os pontos da pauta que foram negociados. Lideranças sindicais também devem discursar”, frisou Rilda Alves, lembrando que é aguardado cerca de seis mil trabalhadores rurais na mobilização de rua no III Grito da Terra Nordeste 2010. FONTE: Comunicação da Regional Nordeste