Nesta quinta-feira (29), representantes das Federações da Região Nordeste discutem, em Recife (PE), a continuidade do projeto de Manejo do Sistema Agrosilvipastoril, que estimula o cultivo agrícola e a criação da pecuária sem prejudicar o meio ambiente. Segundo o secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), José Wilson Gonçalves, o projeto é muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem no semi-árido nordestino.
"Essa experiência é fundamental para os nossos trabalhadores, porque possibilita desenvolver experiências na criação de animais e cultivos de algumas culturas", explica o dirigente sindical. Há mais de um ano, o Projeto Agrosilvipastoril funciona em oito estados da Região Nordeste, com exceção da Paraíba. Neste ano, está prevista a implantação do Projeto na região semi-árida de Minas Gerais, localizada no norte do estado.
Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) e o presidente da Contag, Manoel dos Santos, participam amanhã (30) da inauguração da unidade familiar de Serra Talhada (PE), onde será implementado um projeto piloto de Manejo Agrosilvipastoril.
Biodiesel - Durante o encontro na capital pernambucana, dirigentes sindicais das federações e representantes da Petrobrás Biocombustível também debatem a expansão da produção de biodiesel na região nordestina. De acordo com o secretário de Política Agrícola da Fetape, a produção das usinas de Quixadá (CE) e Candeias (BA) são insuficientes para atender a demanda da empresa. FONTE: Andréa Póvoas, Agência Contag de Notícias