"Defesa da Reforma Agrária, Fortalecimento da Agricultura Familiar, Direitos dos Assalariados Rurais e por um Meio Ambiente Equilibrado", foi o tema do 6º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tocantins realizado em Palmas, no período de 01 a 06 de junho, com a participação de 122 delegados - representando os 64 sindicatos do estado - além de diretores da Contag, assessores e autoridades convidadas.
Além de discutir os temas prioritários para a federação nos próximos anos, os delegados fizeram a reforma do Estatuto Social, com mudanças mais adequadas para atender as necessidades da classe trabalhadora rural. Na oportunidade foram criadas a Secretaria de Meio Ambiente e a Comissão de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, considerado pelos eleitos para as referidas pastas um grande avanço no MSTTR de Tocantins.
Os delegados reunidos no Congresso também elegeram a nova diretoria da Fetaet para os próximos quatro anos. Segundo consenso entre todos os participantes foi apresentada uma chapa única, encabeçada pelo atual presidente, Antonio Batista de Sá, reconduzido ao cargo com 118 votos favoráveis. A votação também registrou dois votos contrários, um voto nulo e um em branco.
De acordo com o presidente reeleito Antonio Batista de Sá, as atividades ocorreram dentro da normalidade e a vitória foi o resultado dos trabalhos que a atual diretoria vem fazendo ao longo dos anos na defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais tocantinenses. "É uma vitória de toda a classe trabalhadora rural tocantinense", afirmou.
A diretoria tem como principal desafio conduzir o plano de lutas da categoria nos próximos quatro anos. Segundo o secretário de Política Sindical e Formação, Adauto Valentino da Silva, um dos primeiros pontos a serem colocados em pauta pela nova diretoria da FETAET será a realização de um planejamento estratégico para os próximos quatro anos, o que deverá acontecer logo após a posse da nova diretoria, prevista para ocorrer na primeira quinzena de julho próximo.
O 6º Congresso da Fetaet foi dedicado ao padre Josimo Moraes Tavares, vítima de assassinato em conflitos agrários e José Pereira, ex-presidente da FETAET e falecido em 2002, vítima de insuficiência cardíaca. FONTE: Fetaet