O Rio de Janeiro sedia até amanhã (28) o primeiro Congresso Temático da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado (Fetag-RJ), que acontece em Cabo Frio. O secretário de Política Agrária e Meio ambiente da Contag, Paulo Caralo, participou da abertura do evento, e fez uma análise da conjuntura política atual.
O congresso vai definir o trabalho da Fetag-RJ nos próximos quatro anos. Hoje (27) os participantes discutem temas recorrentes no movimento e reafirmam a luta da categoria pela reforma agrária, valorização e fortalecimento da agricultura familiar, pela garantia dos direitos sociais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e pela preservação dos recursos naturais.
"Nas discussões que tivemos, todos os participantes aprovaram a idéia de que precisam ocupar os espaços políticos para fortalecer o movimento de base", informou Paulo Caralo. O secretário ressaltou ainda que o Congresso fortalece a relação entre Contag e federação e acredita que o movimento de trabalhadores e trabalhadoras rurais não será mais o mesmo depois deste encontro.
Amanhã (28), antes do encerramento, haverá uma plenária onde os sindicalistas estudarão estratégias para implentar políticas públicas para a categoria.
Fonte: Emmanuelle Nunes