Belém, quarta-feira, 27 de junho de 2007.
Prezados/as Senhores/as:
A FETAGRI-PA vem, mais uma vez, através desta informar os lamentáveis fatos que ocorreram no Acampamento Brilhante - Fazenda Estrela de Maceió, no município de Cumaru do Norte, Região Sul do Pará. Conforme informações do STTR daquele município, no último final de semana, 23/06, um grupo de 24 homens armados, chegaram ao acampamento aterrorizando as pessoas, pegaram vários trabalhadores, amarraram, espancaram eameaçaram as famílias.
A Fazenda Estrela de Maceió está ocupada desde 2005 por mais de 400 famílias que já estão produzindo em regime de economia familiar e é pretendida por Jerson Lima Araújo.
Acontecimentos como este que só nos entristece e constrange é uma demonstração da incompetência do Poder Público de promover a ordem no campo e assegurar às milhares de famílias acampadas as condições de segurança necessárias à suas sobrevivências. Na ausência das autoridades constituídas, há pessoas que se julgam no direito de praticar a "justiça" por sua própria conta e a serviço de seus interesses.
Pior que isto é constatar que quando se trata de cumprir liminar de reintegração de posse o poder público demonstra uma competência que não costuma exibir quando se trata de identificar e prender assassinos e mandantes da eliminação de agricultores e suas lideranças.
Mesmo nesta conjuntura a FETAGRI reafirma sua confiança nas autoridades e no Estado de Direito.
Atenciosamente,
Manuel Imbiriba Sarmento
Secretário de Política Agrária