O objetivo, segundo o médico veterinário Eloi Hugo Seibt, responsável pelo escritório da Inspetoria Veterinária, o objetivo é imunizar 100% do rebanho, que hoje está em torno de 52 mil cabeças. O prazo para a conclusão da campanha é de 31 deste mês, data em que todos os criadores já deverão ter vacinado seus animais, com comprovação da vacinação, desde os animais recém-nascidos até o rebanho adulto, com o preenchimento das fichas e apresentação da nota fiscal.
Os criadores que possuem a vacina acompanhada terão de comparecer na Inspetoria Veterinária, conforme salienta Eloi Seibt, para a definição de datas para a realização da imunização.
Para os criadores que recebem a vacina gratuita, considerando que estão enquadrados nas regras do Pronaf - devem morar na propriedade, mas possuir mais de 50 cabeças de bovinos, por núcleo familiar, sendo que uma propriedade é um núcleo, mesmo que existam 4 ou mais famílias - o médico veterinário frisa: "Este ano, estes criadores necessitam, além da ficha de criador, um documento de identidade, assim como a assinatura do documento junto à inspetoria, considerando que esses dados serão confrontados posteriormente".
A Inspetoria Veterinária chama a atenção para dois fatos importantes: "A data de encerramento da campanha, marcada para 31 deste mês, e a necessidade de, nesse período, executar a vacinação de todos os bovinos, posto que o custo é tão baixo que não se justifica a falta da vacinação e principalmente porque um único animal que fique fora da vacinação poderá se constituir em problema para todo o rebanho", conclui o médico veterinário. FONTE: Agora ? RS