12 de Março de 2008 - 15:23
O município de Coxim recebe na próxima sexta-feira, dia 14, o segundo encontro regional deste ano do FCO Itinerante. A promoção e difusão do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é o objetivo da reunião que acontece à partir das 19 horas, no Auditório da Escola Estadual Padre Nunes naquela cidade.
"O governo e seus parceiros estão viabilizando ações que mostrem aos possíveis usuários que os recursos do Fundo estão cada vez mais acessíveis. Com o FCO Itinerante queremos preparar os investidores, principalmente os pequenos, para acessarem essa ferramenta", pondera o secretário executivo do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (CEIF-FCO), Jerônimo Chaves.
A iniciativa é uma parceria do governo estadual (Seprotur) com o Ministério da Integração Nacional, a superintendência estadual do Banco do Brasil, o Sebrae/MS, e conta com o apoio das Federações da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), da Indústria (FIEMS), do Comércio (Fecomércio), das Associações Empresariais (FAEMS), dos Trabalhadores (Fetagri/MS), prefeituras municipais e demais instituições ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul.
As próximas programações do FCO Itinerante acontecem nos pólos regionais de Jardim - dia 30 de abril, Corumbá - dia 30 de maio, e Campo Grande - dia 4 de julho.
Destaques
A Região Norte, composta por 11 municípios, vem demandando nos últimos anos expressivos recursos junto ao FCO. Constitui destaque naquela região a expansão da produção de suínos para a Aurora Alimentos, em São Gabriel do Oeste - que prevê a ampliação do abate de suínos - e também do Frigorífico River, em Rio Verde - que adaptou sua infra-estrutura, anteriormente destinada a bovinos, para o abate de suínos. Consequentemente, a produção de grãos (soja e milho) é destacada nesse processo.
No setor de turismo o FCO vem apoiando a implantação, expansão e modernização da rede hoteleira regional, contemplando investimentos nas áreas de turismo de negócios e lazer (eventos). Esses empreendimentos beneficiam os municípios de Sonora, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Costa Rica. Também naquela região o segmento de comércio e serviços vem atraindo diversos investimentos beneficiando empresas nos setores de saúde, distribuição de insumos agropecuários e de revenda de serviços automotores.
Já no setor florestal, produtores rurais vêm sendo apoiados dentro do Programa Pronatureza para implantação de florestas de eucaliptos destinadas à produção de carvão vegetal, matéria-prima que visa atender às cerâmicas daqueles municípios e siderúrgicas instaladas no eixo Três Lagoas-Campo Grande.
Além de todo esse complexo, a Região Norte vêm ainda ampliando sua infra-estrutura regional com a implantação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Já há unidades implantadas em Sonora e Costa Rica. Outras estão em processo de instalação nos municípios de São Gabriel do Oeste e Costa Rica (distrito de Paraíso). Com a melhoria infra-estrutural, destacando ainda naquela região a Rodovia 359 - ligando a BR 163 a divisa com Goiás/GO - o governo estadual espera que os empreendedores daquela região sintam-se estimulados a ampliarem seus investimentos, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento sócio-econômico do norte sul-mato-grossense.
Serviço
O Auditório da Escola Estadual Padre Nunes fica localizado à Rua Pereira Gomes, n.° 355. Outras informações pelos telefones (067) 3318-5006/3389-1412/3908-6213. FONTE: Agora MS ? MS