Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FAMÍLIAS RECEBEM POSSE DA TERRA
Famílias recebem posse da terra
WhatsApp

19 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
famílias recebem posse da terra

A espera foi longa - ??Nem acreditava mais??, disse o produtor rural Ronaldo Lima da Silva -, mas quase três décadas depois, 47 famílias da comunidade Alcaçuz, no município de Nísia Floresta recebem o título de proprietários da terra em que vivem e produzem. ??Assumi este compromisso e estou cumprindo. Vou entregar todos os títulos de terra que ainda estão faltando??, disse a governadora Wilma de Faria, que fez questão de entregar, pessoalmente, os 47 títulos, ontem, na Associação dos Produtores Rurais do Projeto Alcaçuz.

A ação está sendo realizada, desde 18 de dezembro, em 12 áreas de assentamento de cinco diferentes regiões em nove municípios do estado e deve ser concluída agora em abril, segundo o secretário de Assuntos Fundiários, Canindé de França, responsável pela execução das ações. A medida beneficia, diretamente, quase 2.000 famílias.

Segundo ele, o Estado saiu de uma cobertura zero de regularização fundiária, que é o cadastramento e o geo-referenciamento de propriedades, em 2003, para 20% de áreas cadastradas, geo-referenciadas, tituladas ou em processo de titulação. O Governo do Estado trabalha agora para entregar títulos de terra aos colonos da Serra do Mel, onde a espera é maior: 40 anos.

??Não vamos assegurar apenas a titularidade da terra, mas, também, a infra-estrutura para que o pequeno produtor tenha condições de se firmar e ter condições dignas de sobrevivência??, disse a governadora, que anunciou a implantação de um conceituado programa executado pela Emater, o Compra Direta ao Produtor. Em Alcaçuz, por exemplo, numa ação anterior o Governo do Estado já havia implantado 2.400 metros de energia elétrica para atender projetos de irrigação. ??Com o Compra Direta ao Produtor nós dispensamos a figura do atravessador??, ressaltou Wilma de Faria.

A comunidade de Alcaçuz é resultado de um antigo projeto, implementado no governo Lavoisier Maia, que à época recebeu a denominação de cidade hortifrutigrangeira. Na localidade, se produz feijão, goiaba, coco, melancia, banana, mamão, melão, entre outras culturas.

BALANÇO

No ano passado, o Governo do Estado garantiu o título da terra para mais de 5.500 famílias da zona rural. Desde a implantação do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária no Rio Grande do Norte já foram cadastrados e georreferenciados 11 mil imóveis rurais em 12 municípios. A ação garante aos beneficiados a segurança jurídica da posse do imóvel, inclusive com a sucessão da terra para filhos e netos, e os habilita a condições, antes impensáveis, como o acesso ao crédito agrícola, por exemplo. Para este ano, a meta é realizar o cadastro georreferenciado nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piranhas-Açu e Apodi-Mossoró. Nos 21 municípios banhados pelas duas bacias serão medidos e cadastrados 16.518 imóveis rurais, beneficiando mais de 230 mil pessoas. Até 2010, o Governo do Estado quer cadastrar e georreferenciar (medir para fins de titulação) mais de 49.000 imóveis de 80 municípios, abrangendo uma área de 48% do território potiguar. FONTE: Diário de Natal ? RN



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico