RENATA BAPTISTA
da Agência Folha
Cerca de 60 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram hoje pela manhã o engenho Planalto, em Paudalho (39 km de Recife).
O engenho possui 1.800 hectares --o equivalente a cerca de 2.500 campos de futebol-- e foi considerado improdutivo em vistoria feita pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em 2004.
O processo de desapropriação, no entanto, foi interrompido por um recurso da sociedade que é dona da área, que solicitou nova perícia, ainda não realizada. A área hoje está ocupada por posseiros.
Segundo o MST, os manifestantes cobram agilidade da Justiça no processo de desapropriação das terras e afirmam que vão arrancar a cana-de-açúcar do local para o cultivo de milho e feijão. Os sem-terra começaram a montar acampamento ontem e disseram que só deixam o local após a desapropriação.
A Polícia Militar informou que a invasão foi pacífica. Em novembro, os sem-terra chegaram a bloquear a BR-408, próxima ao engenho, em protesto pela desapropriação da área.
O promotor agrário do Estado, Edson Guerra, disse que encaminhou ofícios à Ouvidoria Agrária Nacional e à Procuradoria-Geral do Incra, em Brasília, solicitando rapidez no processo de desapropriação do engenho Planalto. FONTE: Folha Online ? SP