Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
JUVENTUDE RURAL
Experiências de grupos e novo formato do Jovem Saber animam a juventude para o fortalecimento do programa
WhatsApp

02 de Agosto de 2018


Luiz Fernandes e César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
juventude rural

A maioria dos grupos do Jovem Saber que compartilharam suas experiências na tarde desta quinta-feira (02), no Encontro Nacional do Jovem Saber, relataram que a maioria dos jovens não conhecia direito o trabalho desenvolvido pelos sindicatos, e que muitos hoje estão em algum espaço no movimento sindical ou no poder público a partir do programa.

Foram apresentadas experiências da Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, Pará e Minas Gerais. Todos falaram sobre como o Jovem Saber transformou as suas comunidades, o modo de olhar e de participar do movimento sindical, como melhorou o trabalho de base, como enriqueceu a juventude com conhecimento, entre outros aspectos positivos.

Esse momento cumpriu com o que a Secretaria Nacional de Jovens da CONTAG havia planejado mesmo, fortalecer a compreensão de que há diferentes maneiras de se reunir, de estudar os conteúdos e também de interagir com a comunidade em que vivem e de atuar no movimento sindical.

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva, participou do momento e abriu um diálogo sobre como o Jovem Saber pode fortalecer os Grupos de Estudos Sindicais (GES) e vice-versa. Também chamou a juventude para assumir o compromisso de voltar para a base e criar mais grupos do Jovem Saber.



Sobre essa integração das áreas propostas por Guto, a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, disse que também aposta em ações integradas para o movimento sindical avançar cada vez mais. "Precisamos nos integrar às diversas ações do movimento sindical, como no Festival da Juventude, da Marcha das Margaridas, bem como integrar os processos formativos aos grupos do Jovem Saber. Uma ação não pode estar descolada da outra”, reforçou.

Confira AQUI o vídeo da apresentação das experiências.

NOVO FORMATO

Uma das grandes apostas da Secretaria Nacional de Jovens da CONTAG para essa gestão é a atualização do Programa Jovem Saber, com novo conteúdo, nova marca, ampla divulgação e com acesso via impresso e digital.

A proposta de atualização foi apresentada nesta tarde pela secretária de Jovens da CONTAG, que resgatou como se deu esse processo, iniciado nos Salões Regionais do Jovem Saber, que aconteceram no ano passado, e a partir de conversas com a Comissão Nacional de Jovens.



Um dos desdobramentos foi a criação do Grupo de Trabalho de Atualização do Jovem Saber; criação de nova marca do programa; a construção de uma nova estrutura dos temas e módulos; a produção da cartilha de orientação para os grupos do Jovem Saber; elaboração de publicações ilustradas com desenhos, gráficos, fotografias ou outros meios que tornem as cartilhas mais atraentes; textos curtos e objetivos; a produção de materiais de divulgação – cartaz, folder e vídeo; e atualização do Sistema Online do Jovem Saber, integrando com o SisCONTAG, inserindo espaços para novos conteúdos, facilitando as inscrições do grupo.

O responsável pelo sistema online do Jovem Saber, Fernando José de Sousa, funcionário do Setor de Tecnologia da CONTAG, apresentou a nova plataforma, como criar novos grupos, inserir jovens participantes dos grupos e como acessar os conteúdos.



GRUPOS

Os(as) participantes do Encontro Nacional do Jovem Saber foram divididos em grupos como o objetivo de estabelecer compromissos a curto, médio e longo prazos para o fortalecimento do Jovem Saber. Os grupos indicaram prazos e metas, fizeram propostas para a formação de grupos, para a campanha de divulgação, realização de oficinas de capacitação, sobre o acompanhamento dos grupos pela Comissão Nacional de Jovens, entre outras ações estratégicas.





















FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico