Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
TERCEIRA IDADE
Expectativa para o 2º dia, mas também vamos relembrar como foi o 1º dia da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa! Vem com a gente!
WhatsApp

10 de Dezembro de 2020



TEMAS RELACIONADOS:
terceira idade

Já estamos na expectativa para o 2º dia da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, que acontece a partir das 14h desta quinta-feira (10), através do Portal e Redes Sociais da Confederação (Facebook e YouTube), com o mote “Semeando Direitos, Cultivando Esperança”.

Neste 2º e último dia da 3ª Plenária, além de falas políticas, depoimentos, expressões culturais e apresentação de violeiros, terão dois ciclos de debates:

Ciclo de debate: Organização Sindical e Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR, com as falas do secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Moreira Souto, e do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

Ciclo de debate: Direitos das Pessoas Idosas e violações; Perspectiva legislativa para os direitos das Pessoas Idosas, com a fala do Dr. Augusto Cutrin da Promotoria do Idoso do Estado do Maranhão. Também contribuem com esse debate, os deputados federais: Heitor Schuch, Carlos Veras, Vilson da FETAEMG e Daniel Almeida. O momento será coordenado pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

Mas até que este momento chegue, vamos relembrar como foi o 1º dia da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa. Uma quarta-feira (09) marcada com muitas falas políticas em homenagem, reconhecimento e valorização à terceira idade e pessoas idosas.

“A gente não pode ter dúvida da importância da terceira idade. Para nós da CONTAG, a terceira idade é quando a gente passa dos 56 anos. Na CONTAG somos a metade, nas Federações e Sindicatos também. Se for olhar na Sustentabilidade, esse é o público principal que sustenta financeiramente e politicamente o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Além de debatermos temas importantes, esta 3ª Plenária é um momento de reafirmarmos a valorização da terceira idade e pessoas idosas”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos. “Admiro a mocidade não querer envelhecer. Velho ninguém quer ficar, novo ninguém quer morrer. Sem ser velho ninguém vive, bom é ser velho e viver”, completou através de verso, o representante da Confederação.

“Nós somos jovens há mais tempo. Jovens que com suas experiências conduzem o Brasil e o mundo. E mesmo com esse atual momento em que atravessamos uma pandemia mundial, realizamos com muita ousadia a nossa 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa: “Semeando Direitos, Cultivando Esperança”. É semeando direitos que a gente cultiva a esperança de sermos mais respeitados, termos nossos direitos assegurados, conquistarmos o cumprimento do estatuto da pessoa idosa e combatermos a violência contra a pessoa idosa que acontece através de um empréstimo consignado, abandono da família e a falta de respeito com essa geração. Nós somos a maioria da população da campo que garante a produção e a sustentabilidade do MSTTR. Portanto, a velhice não é o fim, mas a continuidade da esperança, da luta, da produção e do fortalecimento da nossa organização sindical”, ressaltou a secretária da Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

“Durante os últimos quatro anos temos sentido a falta de políticas públicas para a agricultura familiar, e as pessoas idosas têm sido parte da população mais atingida. Vivemos de fato um cenário de: extrema desigualdade social e econômica, agravado pela crise sanitária da Covid-19; falta de proteção social, incluindo aí a saúde pública; retorno da fome para o centro do debate no país; aumento da violência contra as mulheres e as pessoas idosas; e aonde o racismo tem se manifestado cotidianamente. E nesse contexto, as pessoas idosas são as mais penalizadas. Desta forma, precisamos ecoar com mais força as vozes desses sujeitos que têm dado uma grande contribuição para a sustentabilidade política e financeira do MSTTR e que carregam em suas rugas a memória de luta e de resistência pelos direitos dos povos do campo brasileiro”, pontuou a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019.

Ciclo de debate: Previdência e Saúde

Além das falas políticas, o 1º dia da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa também teve o Ciclo de debate: Previdência e Saúde, com as falas da advogada e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciários (IBDP), Dra. Jane Berwanger, da Prof.ª Dr.ª Leides Barroso - Universidade de Brasília (UnB), e coordenação da secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Sobre a importância dos direitos previdenciários da pessoa idosa, a Dra. Jane Berwanger destacou o papel da terceira idade e pessoas idosas rurais na luta e dedicação da conquista desses direitos, hoje, garantidos na Constituição Federal. E continuou afirmando que atualmente: “com o dinheiro da aposentadoria, muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais têm um atendimento em saúde um pouco melhor, pois devido aos a falta de recursos e/ou desvios no SUS, o atendimento não chega como e onde deveria chegar. O recurso da aposentadoria também tem sido aplicado na atividade rural”.

Segundo a Dra. Jane Berwanger, hoje, existem cerca de 10 milhões de beneficiários que sobrevivem com o valor da aposentadoria. Por isso, para ela: “a mobilização da CONTAG, Federações e Sindicatos pelos direitos previdenciários dos trabalhadores(as) rurais foi fundamental no debate da reforma da previdência”.

Dra. Jane Berwanger ainda trouxe esclarecimentos sobre a revisão de benefícios. “Nesse período de pandemia, a pedido da promotoria pública, o INSS parou de enviar cartas de revisão mesmo sendo um procedimento que o órgão previdenciário pode fazer”. E sobre os empréstimos consignados, alertou: “Na medida do possível evitem os empréstimos consignados, pois é um dinheiro fácil agora, mas depois vai fazer falta. Às vezes outras pessoas (familiares) se beneficiam da aposentadoria e o segurado(a) acaba ficando prejudicado(a). Cuidem bem desse dinheiro, desse direito. Valorizem essa conquista do MSTTR!” (Leia algumas orientações importante da CONTAG sobre os Empréstimos Consignados AQUI)

O envelhecimento com saúde foi o tema abordado pela Prof.ª Dr.ª Leides Barroso. “Viver mais tem que ser celebrado pelas pessoas idosas do campo. E a gente precisa trazer essa linguagem positiva para nossas realidades, mesmo nesse período de pandemia, onde é apontado que parte da população mais vulnerável a sofrer consequências da Covid-19 é a terceira idade. A terceira idade está aí para contar suas competências, fazer cogestão em variadas atividades, lutar e sugerir mudanças por um campo melhor. Nesse caminhar, precisamos fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), pois ele é fundamental na garantia da saúde física, emocional e psicológica dessa geração”, pontuou.

Depoimento e Homenagem...

O 1º dia da 3ª Plenária ainda foi marcado por momentos emocionantes, como o depoimento do primeiro secretário da Terceira da Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, e uma homenagem póstuma à segunda secretária da Terceira da Idade da CONTAG, Lúcia Moura.

Animação

Ao longo programação, os acordes ficaram por conta da dupla de moda de viola Anderes e Fernandes. E apresentação e animação dos assessores da CONTAG, Ronaldo Ramos e Marleide Rios.

Assista o 1º dia da 3ª Plenária AQUI FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico