O Senado Federal deve votar amanhã (27) o projeto que trata do acesso dos assalariados (as) e agricultores (as) familiares à Previdência Social. Essa é a expectativa da Contag, que vem trabalhando para que a medida seja aprovada. O presidente do senado, Garibaldi Alves (PMDB/RN), fez um acordo com os líderes da Casa para que o projeto seja priorizado na pauta de votações. Na semana passada, o projeto foi retirado da votação em virtude de outros para que outros temas fossem apreciados.
Para a secretária de Políticas Sociais da Contag, Alessandra Lunas, a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais em torno do assunto é fundamental neste momento. "Precisamos garantir que votem o projeto sem nenhuma emenda até a data-limite da votação, que é 4 de junho", afirma. Este é o último prazo para que a Casa se pronuncie sobre o tema. Caso contrário, o PLV 08/2008 perde a sua validade.
Caso não haja acordo entre os senadores para aprovação do projeto, Alessandra afirma que será necessário tomar novas medidas para sensibilizar o governo em torno da questão. "Se não for votado, nós vamos mobilizar os trabalhadores para ocuparem as agências da Previdência para, assim, conseguirmos a resposta que queremos", diz.
A expectativa da Contag é de que o projeto seja aprovado sem a inclusão das emendas apresentadas pelo relator, senador Flávio Arns (PT-PR). FONTE: Danielle Santos