Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENFOC
Exército da ENFOC já tem mais de 5 mil educadores
WhatsApp

23 de Outubro de 2015


Ascom FETAG-RS
TEMAS RELACIONADOS:
enfoc

O III Módulo do Curso de Formação Sindical Regional Sul da Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC), que em 2016 completará dez anos, encerrou hoje (22) a programação na Casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre. A solenidade de formatura, acompanhada por familiares, diretores da Fetag e lideranças do movimento sindical aconteceu na noite de ontem, quando 30 lideranças dos três estados do Sul se tornaram educadores(as) populares da ENFOC, cujo exército já ultrapassa a marca dos 5 mil em todo o território nacional.

Durante a cerimônia, que levou pouco mais de uma hora, todos estavam bastante eufóricos e descontraídos, mas, ao mesmo tempo, com o forte compromisso de se somar aos demais companheiros que lutam e sonham por uma melhor qualidade de vida ao homem e à mulher do campo. O assessor da Regional Sul da Contag, José Lourenço Cadoná, ficou bastante emocionado, durante a cerimônia, quando soube que fora escolhido o “Padrinho” dos formandos. E não poderia ser diferente, já que além de ser uma pessoa de extremo caráter, tem um profundo conhecimento e respeito pelo movimento sindical.

O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, destacou que a formação é fundamental para a sobrevivência de todas as instâncias do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e a Federação sempre apostou nisso, desde a época de sua criação em 1963. O educador popular Antenor de Lima Filho, da ENFOC/Contag, disse que é uma alegria muito grande perceber que o itinerário de formação vem se multiplicando pelo Brasil afora. “A Região Sul da Contag é uma turma que vem espalhando formação. No RS já são realizados cursos regionais, nos polos, enfim, isso tudo é muito importante. A ENFOC e a Contag acreditam bastante na formação. Não vamos conseguir mudar o mundo sem fazer uma formação séria, que de fato transforme as pessoas”, acentuou.

PADRSS

A temática do III Módulo esteve embasada no Desenvolvimento Rural com base no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) construído pelo MSTTR. As duas etapas anteriores foram realizadas no Paraná e em Santa Catarina.

ASSENTAMENTOS

O grupo foi a Charqueadas, município distante 60km da Capital, onde visitou duas experiências: Assentamento 30 de Maio e da Cooperativa de Produtos Agropecuários do Assentamento de Charqueadas (COPAC). Eles conheceram a maneira de criação do assentamento e a forma de cooperação que a COPAC adota, com 22 famílias que produzem leite, suínos, arroz e hortaliças orgânicas. Também têm uma padaria e um mercado. As atividades são desenvolvidas por 50 sócios destas famílias e o valor arrecadado é dividido de forma igualitária.

Os educandos consideraram um momento de bastante aprendizagem, quando constataram in loco ações previstas no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) na prática. Assim, viram que é possível trabalhar de forma cooperativa, produzir de maneira orgânica e fazer reforma agrária.

EDUCAÇÃO

Em Santa Cruz do Sul, distante 156km de Porto Alegre, eles tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de educação do campo da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC, um pouco das ações de cooperativismo e agroecologia realizada pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA e, também, uma visita ao STR de Santa Cruz do Sul.

Pela manhã, o grupo foi recebido pelos professores Adair e Cristina na EFASC, onde debateram sobre a educação do campo atual, os entraves e os avanços existentes, bem como o papel do MSTTR na luta pela Educação do Campo.

Após o almoço, os educandos conheceram as ações de agroecologia realizadas pelo CAPA, ocasião em que viram a feira que se realiza duas vezes por semana e, ainda, a loja que fica aberta diariamente. O espaço de cooperação é para comercializar alimentos orgânicos dos agricultores locais e de outras regiões. E à tarde o grupo visitou o STR, quando foram recebidos pelos dirigentes, que falaram das ações da entidade nos municípios de sua abrangência. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico