O coordenador do Programa Nacional de Defensores da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Fernando Matos, disse há pouco que não existe omissão do governo federal quanto à defesa dos direitos de trabalhadores na zona rural. "O Executivo já está fazendo um diagnóstico nacional sobre a situação e elabora uma proposta para regulamentar a proteção legal aos defensores de direitos humanos no campo", explicou.
Matos participa de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias para discutir ameaça aos defensores de direitos humanos no campo.
Em depoimentos anteriores ao de Matos, o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contraf), José Soares de Brito; e o representante da Coordenação Nacional do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Darci Frigo, confirmaram ameaças de morte a líderes sociais que defendem direitos dos trabalhadores rurais nos estados do Pará e do Paraná.
O representante do Executivo comprometeu-se a acompanhar a investigação das denúncias feitas por Soares de Brito e Frigo.
A reunião continua no plenário 13. FONTE: Agência Câmara ? DF