Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEMINÁRIO DE POLÍTICAS SOCIAIS
Ex-ministro Gilberto Carvalho aponta a importância da participação social na construção de políticas de desenvolvimento
WhatsApp

05 de Julho de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
seminário de políticas sociais

Na manhã de hoje (5), o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho participou de mesa de diálogo para falar sobre Pacto Federativo e os Espaços de Participação Social aos cerca de 120 dirigentes sindicais que participam do Seminário Nacional de Políticas Públicas Sociais e os Direitos dos Sujeitos do Campo realizado pela CONTAG, nesta semana, entre 04 e 06 de julho.

Principal interlocutor dos governos Lula e Dilma com os movimentos sociais, Gilberto Carvalho ressaltou a importância fundamental da participação de representantes da sociedade civil, dos trabalhadores(as), das minorias e de diversos grupos sociais para a construção de políticas públicas inclusivas, que promovessem o desenvolvimento não apenas econômico, mas também da dignidade e da cidadania no Brasil.



O ex-ministro apontou que o governo interino de Michel Temer é resultado de um golpe em que grandes empresas e grandes interesses econômicos se articularam para retomar o orçamento brasileiro, que por 12 anos começou a ser investido na parte mais pobre da população. “Nos governos Lula e Dilma, o dinheiro destinado para os mais pobres passou a ser considerado investimento, e não despesa, como era antes. Dilma pode ter cometido muitos erros, mas, para eles, o principal foi tentar limitar as margens de lucros dos grandes empresários. A partir do momento em que ela baixou juros e tomou medidas que continham o crescimento dos lucros, começaram uma guerra contra ela”, afirmou.

Ao fazer a análise dos três últimos governos, Gilberto Carvalho apontou o importante papel desempenhado pelos movimentos sociais nos espaços de participação popular, principalmente nos Conselhos Nacionais. Mas ressaltou que a participação agora precisa se intensificar e apresentar outro caráter. “Se em uma democracia a participação nos Conselhos é de proposição, avaliação, formulação, em um momento de governo golpista, que em dois meses já pôs em prática diversas ações que desmontam os direitos dos trabalhadores, a participação deve ser de resistência, de protesto, de denúncia”, disse ele.

Para Gilberto Carvalho, caso a presidente afastada, Dilma Rousseff, volte à Presidência, o governo deve ser de grande participação popular, ouvindo as necessidades do povo, voltando ao projeto político defendido em 2014, onde o desenvolvimento do Brasil esteja diretamente relacionado ao desenvolvimento social, com a diminuição das diferenças sociais, com a ampliação dos direitos, com a construção das bases para as grandes reformas necessárias para o Brasil, especialmente a Reforma Política.



O secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, presidiu a mesa de diálogo, e afirmou que a contribuição de Gilberto Carvalho para o Seminário é importante para aprofundar a discussão sobre a atuação do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no enfrentamento a um governo que não tem em vista os interesses dos trabalhadores(as) e o desenvolvimento solidário e sustentável não apenas do campo, das florestas e das águas, mas também do Brasil.

Os participantes do seminário também contribuíram com dúvidas e críticas aos governos Lula e Dilma, principalmente no sentido de que era preciso ter feito as grandes reformas estruturais quando houve a oportunidade política e econômica. A Reforma Agrária, a Reforma Política, uma Reforma da Previdência que levasse em conta as diferenças entre as diversas categorias trabalhistas, a regulamentação dos meios de comunicação e diversas outras.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico