A abertura do seminário será presidida, logo mais a partir das 9 horas, pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira, e pelo presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito. Em seguida, o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Almeida, fará uma palestra sobre a política de universalização da água em Pernambuco. A professora da Universidade Federal de Pernambuco, Margareth Alheiros, por sua vez, analisará o Plano de Gestão de Risco, com foco na atividade agrícola no Estado, e o técnico do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, Marcos Antônio de Holanda Tavares, falará sobre o tema Água Mineral em Pernambuco - Aspectos Legais. À tarde, o diretor-adjunto de Engenharia e Construção da Chesf, Huseyin Miranda Sipahi, destacará a Integração das Bacias do Rio São Francisco com as do Nordeste Setentrional e, em seguida, o diretor de Infra-Estrutura Hídrica do IPA, José de Assis Ferreira, tratará do tema Recursos Hídricos no IPA - Perspectivas para 2008.
Com relação à Unidade Familiar de Produção Agrícola Sustentável, o IPA apresentará um de seus experimentos durante a exposição da Semana Mundial da Água, que prossegue até a próxima sexta-feira no Espaço Ciência. O evento reúne entidades governamentais de várias instâncias, que trabalham com a água. A empresa elegeu a UFPA, segundo o diretor de Recursos Hídricos da entidade, José de Assis, "pois a iniciativa se diferencia de outras propostas de produção de alimentos por defender a aplicação de técnicas mais saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, com o aproveitamento rentável dos recursos hídricos de solo e da água".
As unidades pressupõem a montagem de canteiros circulares, facilitando o acompanhamento da produção, o sistema de irrigação por gotejamento e um melhor aproveitamento da área. Cada círculo pode ter mais de uma cultura e, no centro, há a criação de pequenos animais, como galinhas caipiras. O esterco produzido pelas aves é utilizado nos canteiros como adubo.
Prêmio - No seminário, resultado de uma parceria que envolve a Chesf, e as Associações Brasileiras de Recursos Hídricos (ABRH-PE), de Águas Subterrâneas (ABAS-PE) e de Engenharia Sanitária (ABES-PE), será entregue o prêmio "Patrono das Águas". FONTE: Diário Oficial ? PE