Os recursos para a compra de matrizes e produtores de ovinos e caprinos foram liberados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio da agência do Banco do Nordeste de Iguatu. A liberação permanente de crédito do Pronaf vem permitindo aos pequenos criadores a aquisição de matrizes e reprodutores de boa qualidade para a melhoria genética dos animais.
Além dos animais financiados por meio do Pronaf, foram comercializados por compra direta entre os criadores, 276 matrizes e 37 reprodutores de ovinos. O evento de Saboeiro foi considerado o maior, neste ano, entre os realizados na região Centro-Sul e Inhamuns.
Crédito rural e assistência técnica têm contribuído para o crescimento do setor de ovinocaprinocultura no sertão cearense, na última década. Entretanto, é necessário mais organização por parte dos criadores. Segundo as análises de técnicos do setor ainda há muito que avançar para a oferta de animais de qualidade e maior lucratividade para os produtores. O consumo de carne de ovinos e caprinos está em expansão, é favorável, e o Ceará necessita importar carne para abastecer o mercado interno.
As feiras e os encontros de agronegócios ganharam força nas cidades do Interior e têm contribuído para a troca de informações técnicas, por meio de palestras e minicursos. Os municípios de Saboeiro e Aiuaba, na região dos Inhamuns, são referência de crescimento da criação de animais de pequeno porte. Eventos realizados contribuem para o incentivo e aquisição de ovinos e caprinos de raça, melhorando a qualidade do rebanho.
O gerente da agência do Banco do Nordeste, em Iguatu, Raimundo Moreira Neto, que atende o município de Saboeiro, disse que o evento foi o maior da região em número de ovinos e caprinos comercializados. "Animais de raça foram vendidos e isso denota conscientização dos produtores para alcançar a melhoria da qualidade genética. Eventos desse porte contribuem para a troca de informações entre os criadores e incentivo ao setor".
O encontro de Saboeiro foi promovido pela Ematerce, BNB com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e da Secretaria de Agricultura do município. O técnico da Ematerce, Egdúnio Neto, e mais dez agentes rurais de Jucás e Saboeiro, foram os mobilizadores do evento.
Mais informações: Escritório da Ematerce de Jucás, que atende ao município de Saboeiro. (88)3517.1293 FONTE: Diário do Nordeste ? CE