Os delegados e delegadas do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG leu e aprovou o texto base referente à ética no MSTTR. O texto trata das boas práticas que o movimento já exerce e procura corrigir e colocar em votação algumas dificuldades de compreensão nessa questão em nível municipal, estadual, e regional.
No primeiro momento, foi mantida a base que a autonomia das entidades sindicais do sistema CONTAG manifesta na gestão administrativo-financeira. A ética é parte fundamental deste processo, por isso é necessário o trabalho conjunto de todas as entidades.
Conforme o código de ética do movimento sindical, foi aprovado pelos delegados e delegadas que é necessário preservar a imagem das entidades sindicais com respeito e principio éticos no exercício das funções. É preciso também alterar o regimento interno das comissões de ética para permitir maior fiscalização das entidades sindicais e administrativos no que se refere aos atos do processo eleitoral. Foi inserido um novo item que visa dar autonomia à comissão de ética quando há irregularidades e denuncias relacionadas as infrações e descumprimento dos estatutos sociais, instaurando processos administrativos e convocando assembleias. FONTE: Imprensa CONTAG - Carolina Almeida