Na perspectiva de fortalecer uma das grandes ações estratégicas do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), o Festival da Juventude Rural, aconteceu nesta sexta-feira (10), uma importante reunião com a diretoria e assessoria da CONTAG para debater vários temas referentes a 3ª edição do Festival da Juventude Rural, como: estrutura, credenciamento, comunicação, saúde, esporte, entre outros pontos.
Em 2015 o 3º FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL traz como lema “Juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina e será realizado de 27 a 30 de abril, em Brasília, com a expectativa de receber 5.000 jovens brasileiros (as) e de vários países da América Latina.
Fique sabendo!
Em todo Brasil, segundo dados do Censo Demográfico 2010, aproximadamente 8 milhões de jovens, com idade entre 15 a 29 anos, vivem no campo. Longe de ser uma categoria homogênea a juventude trabalhadora rural expressa uma diversidade de identidades e formas de inserção no mundo do trabalho, marcada pela participação na agricultura familiar, no extrativismo, no trabalho assalariado rural, como também nas atividades não agrícolas.
Este cenário só corrobora com a ideia de que para permanecer no campo a juventude precisa de mais oportunidades. Por isso, a juventude trabalhadora rural lança sua voz em defesa do Estado democrático.
Em torno disso, muitos desafios se colocam, dentre eles a democratização da terra, o uso sustentável dos bens da natureza, a consolidação da agroecologia como matriz produtiva, a garantia de direitos sociais e trabalhistas, a promoção de relações igualitárias de gênero, geração, étnicas e regionais e a defesa da democracia. É em favor desses ideais que a juventude trabalhadora rural debate, trabalha, produz e se organiza, pois seu compromisso é com o Brasil. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes