Jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País realizam desde o mês passado encontros preparatórios para a Conferência Nacional de Juventude, prevista para acontecer entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília.
Além destas reuniões, que são chamadas de conferências livres, diversos outros encontros estão sendo organizados por governos municipais e estaduais. Durante o mês de março, 25 estados terão encontros dessa natureza.
A coordenadora da Comissão Nacional de Jovens da Contag, Elenice Anastácio, informa que o momento é de avaliação das políticas públicas. Ela explica que dessas conferências sairão as propostas a serem apresentadas na Conferência Nacional.
"É importante a participação da juventude, principalmente os participantes do Programa Jovem Saber, do Consorcio Social da Juventude Rita Quadros, porque é um espaço onde nós podemos discutir os problemas que estamos enfrentando e apresentar propostas para melhorar a atuação das políticas existentes", afirma Elenice.
No Piauí, a discussão sobre a conferência está em estágio avançado. A coordenadora da Comissão de Jovens da Fetag-PI, Miscilene Cruz, explica que já foram realizadas 14 conferências livres e outras estão programadas para este mês, como a conferência que será realizada pelo governo estadual. A média de participantes por encontro é de 50 jovens. "Estamos trabalhando propostas em vários temas como geração de renda, educação e meio ambiente", informa.
No estado de Rondônia, já foram realizadas conferências em 18 municípios. De acordo com o coordenador de Jovens da Fetagro, Fábio de Menezes, a média de participantes desses encontros é de 100 jovens em municípios pequenos e 250 em municípios maiores. "Já temos muitas propostas para levar para a Conferência Nacional. E a nossa prioridade são os temas da educação e geração de renda, que são os grandes desafios para os jovens rurais do estado", afirma. FONTE: Ciléia Pontes