Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
Estado do Piauí é o campeão na execução do crédito fundiário na linha de combate à pobreza rural
WhatsApp

21 de Janeiro de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
piauí

Foi realizado no dia 17/01, no auditório do INCRA em Teresina, uma reunião com a presença do secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, Francisca Gilberta de Carvalho – Caçula, secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da FETAG-PI, coordenador geral Operacional do Crédito Fundiário, Francisco das Chagas Ribeiro, o superintendente do INCRA, Francisco das Chagas Lima, diretores da Executiva da FETAG-PI, STTRS, coordenadores de Pólos Sindicais, Rede de Apoio, técnicos, agentes financeiros e as Unidades Técnicas, Banco do Brasil, BNB, dentre outros.

O objetivo foi de reunir todos os parceiros que contribuem na execução do Programa do Crédito Fundiário para combinar as iniciativas para a segunda etapa da execução do programa das ações de aprimoramento em todo o estado e no Brasil, como também de esclarecer as novas medidas e pactuar uma estratégia, para que todas as famílias beneficiárias que estão com algum tipo de endividamento possam renegociar as suas dívidas.

Segundo o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, é importante considerar que na primeira etapa aconteceu a revisão das medidas de renegociação das condições de contratação de crédito fundiário, redução da taxa de juros, alongamento dos prazos a focalização do programa para a juventude com a linha Nossa Primeira Terra, dentre outros. “Então estas condições foram definidas para renegociar, com a possibilidade de liquidar todas as prestações em atraso, e não tem mais o limite que existia antes de apenas 6 parcelas, a redução de pagamento mínimo que era de 20%, agora vai ser de 5%, e o prazo de adesão que fica mantido em 28 de março de 2013”, disse.

O estado do Piauí tem uma característica bastante diferenciada porque é o estado campeão na execução do crédito fundiário na linha de combate à pobreza rural, e isso não é à toa, é resultado do comprometimento por parte da FETAG-PI. Isso é muito forte, temos mais de 17 mil beneficiados, palavras do secretário da SRA.

O coordenador geral Operacional do Crédito Fundiário, Francisco das Chagas Ribeiro - Chicão, explica que a expectativa é que 95% das famílias que precisam aderir, ou que possuem algum tipo de inadimplência, vão fazer o processo de adesão dentro do prazo previsto que é dia 28 de março.

Para Francisca Gilberta de Carvalho – Caçula, secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da FETAG-PI, “foi muito boa a participação de todos na reunião, dos STTRs, agora é trabalhar a adesão da renegociação das dívidas. Uma boa notícia também é que ficou definida a data de realização do II Seminário Estadual de Reforma Agrária e Agricultura Familiar de 10 a 12 de abril, com o foco na adesão e renegociação das dividas”, fala.

O presidente do STTR de Campo Maior, Francisco das Chagas Soares – Chaguinha, relata que a região norte passa por algumas dificuldades, mas com essa prorrogação de débito vai de certa forma tirar do sufoco quem estava preocupado com o prazo.

Já Epitácio Pires, gerente de Operações da Unidade Técnica de Crédito fundiário do Estado do Piauí, disse que foram oportunas as novas resoluções. “Estamos tomando conhecimento para multiplicar através das empresas que prestam assistência técnica. O Piauí veste a camisa para que o projeto caminhe bem no Estado”, conclui.



FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI - Carolina Silva



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico