O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, anunciou, nesta quinta-feira (8) pela manhã, em Osório, a determinação da governadora Yeda Crusius de conceder um desconto de 35% do Programa Troca-Troca de Sementes, safra e safrinha 2007/2008, para os pequenos produtores de milho situados nos 114 municípios em situação de emergência no Estado.
Na prática, isto representa um abate de um terço do valor que teria de ser pago até 31 de maio pelos agricultores familiares atingidos por diversas intempéries que atingiram o Rio Grande do Sul este ano, especialmente na região Noroeste, onde a falta de chuvas foi mais intensa e comprometeu a produção de milho. "A governadora foi sensível ao problema enfrentado pelos pequenos produtores, que tiveram prejuízos em suas lavouras", destacou Machado.
O secretário informa que 85 mil agricultores familiares serão beneficiados com a medida autorizada pela governadora. O rebate atende ao apelo das entidades integrantes do Programa Troca-Troca de Sementes (Fetraf-Sul, Fetag e Famurs). FONTE: Gazeta da Serra/RS - 08/05/2008 - 14:15