Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ESPECIALISTAS QUEREM AÇÃO INTEG
Especialistas querem ação integrada pela alimentação
WhatsApp

07 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
especialistas querem ação integ

Participantes de seminário sobre a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan) defenderam, nesta quarta-feira, a regulamentação da Losan, que incluiu na legislação brasileira a garantia do direito a uma alimentação adequada. Entre as medidas apontadas como fundamentais nos debates, está a necessidade de o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado pela Losan, trabalhar de maneira articulada com os diversos setores da administração pública e da sociedade civil. Outro ponto destacado foi a criação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista na lei.

O assessor especial da Presidência da República e representante da Rede de Educação Cidadã, Selvino Heck, disse que o governo federal está empenhado em incentivar ações integradas de segurança alimentar. Segundo ele, as parcerias são fundamentais para beneficiar a população.

"A importância dessa visão integradora é importante para garantir o efetivo acesso aos direitos humanos básicos", observou. Após destacar que "as áreas do governo têm que conversar entre si", Heck disse ser necessário superar a "cultura do isolamento" na administração pública. "O Estado brasileiro é historicamente patrimonialista, não está acostumado a uma visão integradora; cada área tem suas próprias atribuições, seu próprio orçamento, suas metas a cumprir, e assim há uma tendência de cada uma resolver seus problemas isoladamente", lamentou.

Segundo o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Onaur Ruano, ainda neste mês devem ser regulamentadas tanto a Câmara Interministerial quanto o Conselho Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), já criado. Os dois órgãos deverão atuar de forma conjunta para definir as políticas de alimentação e nutrição.

Estratégia contra a pobreza

Para a representante da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh), Marília Leão, um dos principais desafios é justamente promover a prática da intersetorialidade como estratégia para erradicar a pobreza e todas as formas de violação do direito à alimentação adequada.

O coordenador-geral de Apoio à Agricultura Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, João Augusto de Freitas, também destacou a importância da intersetorialidade e da cooperação entre áreas diferentes do governo em torno de objetivos comuns. Ele apontou para a necessidade de construir novas formas de integração. "A falta de conversa entre áreas distintas do governo provoca ineficiência e ineficácia. Ainda se percebe muito isso na estrutura do governo."

O representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, defendeu o aprofundamento das parcerias entre governo e sociedade civil, considerando-as fundamentais para a construção de um Estado público de fato. "Muitos vêem essas parcerias como um desvio da função do Estado; para nós, ao contrário, a incorporação de parcerias sociais é que dá condições efetivas para avançar na democratização das instituições públicas", sustentou.

Outro ponto de destaque nos debates foi a importância da organização do Sisan nas três esferas administrativas. O representante do Consea, Renato Maluf, disse que é necessário avançar na criação de instrumentos para tornar mais efetivo o comprometimento dos entes federados, principalmente os estados. "Não se constrói um sistema nacional sem a efetiva participação dos governos estaduais", afirmou.

Agricultura familiar

O representante da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo Campos, disse que a política de segurança alimentar é um exemplo concreto dos bons resultados proporcionados pela cooperação entre as diversas áreas do governo.

Segundo ele, a agricultura familiar obteve conquistas importantes no atual governo, mas ainda não conseguiu superar um gargalo fundamental: a necessidade de mudar a estrutura da produção agrícola. Ele lembrou que o objetivo básico do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é produzir alimentos saudáveis, baratos e equilibrados para o consumo de toda a população.

Porém, disse Campos, a atual estrutura de produção favorece os alimentos do tipo fast-food, os enlatados e os que contêm gorduras trans; ou seja, tipos que não são saudáveis. "Não é o que preconizamos", lamentou.

A reunião - promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família e pela Frente Parlamentar de Segurança Alimentar - foi presidida pelos deputados Gilmar Machado (PT-MG) e Nazareno Fonteles (PT-PI).

Leia mais:

Ministro destaca iniciativas do governo contra a fome

Entidades da sociedade civil reclamam de falta de apoio

Debatedor pede criação de conselho de direitos humanos

Notícias anteriores:

Educação aprova ações de segurança nutricional

Governos podem ter de criar ações de segurança alimentar

Reportagem - Luciana Mariz e Luiz Cláudio Pinheiro

Edição - João Pitella Junior FONTE: Agência Câmara ? DF



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico